Lico é pole da Porsche em Curitiba

O paranaense Lico Kaesemodel mostrou quem é o dono da casa no primeiro dia de atividades da Porsche GT3 Cup em 2016 e iniciou esta temporada da maneira como terminou o ano passado: na liderança. Agora competindo com o #63, o vencedor da última corrida de 2015 cravou a pole para a corrida de abertura do ano, com largada marcada para 10h da manhã deste sábado.

Pela classe Challenge, Cristiano Piquet foi igualmente hegemônico. Depois de liderar os treinos livres, precisou de apenas uma volta rápida no Q1 e logo no início do top10 marcou o giro que garantiu a posição de honra.

A programação deste sábado terá três provas, sendo duas pela classe Cup e uma da Challenge. A segunda corrida da Cup terá inversão do grid e –novidade deste ano– haverá um sorteio após a primeira prova determinando se a reversão será dos 8, 9 ou 10 primeiros colocados.

A família Paludo colocou os dois irmãos na primeira fila. Bicampeão da Cup e agora competindo com o carro #7, Miguel parte ao lado de Lico. Daniel, que retorna ao evento depois de fazer algumas provas no ano passado, classificou o Porsche #89 em segundo lugar, ao lado de Cristiano Piquet.

Como nos últimos anos, as duas classes têm as subdivisões Sport (classe de entrada). Na Cup há ainda a divisão Máster, para competidores acima dos 50 anos de idade.

Os dois qualificatórios foram dominados por pilotos que competem apenas nas categorias gerais, mas tanto na classe Cup quanto na Challenge representantes das divisões Sport avançaram para o Top10 (a segunda parte da tomada de tempo, na qual os dez mais velozes disputam a pole).

Na Cup, o melhor colocado da classe de entrada foi Carlos Ambrósio, que colocou o carro #18 em sexto. Adalberto Baptista também mostrou velocidade, posicionando o #10 na quinta fila, em nono lugar. Ele terá a seu lado o pole position da Master, Fábio Alves, que estreia com o Porsche #12 na categoria Cup. JP Mauro também estreia na principal divisão e vai partir de sétimo no grid.

Na Challenge, a terceira fila será 100% de pilotos da Sport. Luiz Fernando Elias mostrou que o Time Attack realmente forma pilotos para competir na categoria e classificou o carro #27 em quinto. A seu lado ele terá Eloi Khouri, que chega à categoria em 2016.

A jornada de abertura do Porsche GT3 Cup Challenge em Curitiba será exibida ao vivo pelo livetime da categoria e pelo canal oficial do YouTube neste sábado a partir das 9h30. Neste domingo, a Band mostra as provas em VT, bem como o Sportv ao longo da semana.

 

DECLARAÇÕES DOS PILOTOS

 

Liderei dois treinos e fiquei em terceiro no outro. Mas está muito bom. No Q1 fiquei em segundo atrás do Paludo, mas sabia que tinha um carro bom e dei só uma volta. Então estou muito feliz, porque começando o ano, em casa, com pole, e voltando o meu número natural, da minha vida inteira que é o 63! Não poderia começar de maneira melhor e estou muito satisfeito correr mais um ano nesta categoria maravilhosa

LICO KAESEMODEL, pole position em Curitiba na classe Cup com o #63

 

No Q1 encaixei uma volta muito boa, mas no Q2 o balanço mudou um pouco. Vamos focar no dia de amanhã e no ritmo de corrida

MIGUEL PALUDO, segundo no grid da Cup, com o #7

 

Começou muito bem o ano. É bom começar com o pé direito. Vamos ver na corrida amanhã. Largando em sexto, espero primeiro passar ileso na entrada do S de baixa que é a primeira curva, e depois ter um ritmo bom de prova.

CARLOS AMBRÓSIO, pole position da Cup Sport e sexto no grid com o #18

 

Tive a oportunidade de treinar pouco devido a um problema no treino extra, então em 45 minutos tive que simular o quali, ritmo de corrida e me adaptar com o carro nesta pista. Então estou muito contente com o resultado e muito esperançoso. Acho que a corrida vai ser boa e vou conseguir andar bem nas provas

JP MAURO, melhor estreante do grid da Cup, sétimo no grid com o #90

 

No classificatório superamos minhas expectativas. Não imaginava que poderia passar para o Q2. É a primeira vez que ando no Cup em Curitiba e tive pouco tempo com ele em São Paulo. Então por si só o fato de ir para o Q2 já me deixou muito feliz. É verdade que não conseguimos melhorar o tempo no Q2, mas tem que pensar também que estou na pole da Master e isso me deixa muito contente

FÁBIO ALVES, pole na Cup Master e décimo no grid com o #12

 

Expectativa para a corrida é sair na frente, abrir, ganhar a corrida e comemorar. Daí dar o troféu para os patrocinadores: construtora Carelli, Porsche Design Towers Brava e Piquet Realty. No Q1 sabia que só precisava ficar entre os dez, então dei uma volta apenas. A estratégia era guardar o pneu e ir rápido para o Q2 e funcionou. Agora na corrida vamos de pneu zero

CRISTIANO PIQUET, pole na Challenge com o #8

 

Foi muito legal o dia. O fato de estar de volta é muito bacana, e largar na primeira fila, melhor ainda. Já estava me divertindo muito pelo fato de estar aqui… Agora é focar na corrida e tentar ser consistente, recuperando o ritmo de prova depois de um tempo parado. E vamos pra frente

DANIEL PALUDO, segundo colocado no grid da Challenge com o #89

 

É a estreia, minha primeira corrida de Sprint depois de ter feito apenas a prova de Endurance no fim do ano passado. Estreando com o pé direito aqui, estou em êxtase aqui! Nunca imaginei ficar em quinto na geral e na pole na Sport num grid com tanta gente experiente. Espero ter muita calma amanhã na corrida, cabeça boa, porque nunca larguei, então vamos ver o que vai dar. Já conhecia a pista do Time Attack no ano passado e foi muito legal, fiquei em terceiro lugar no ano passado, mas nunca tinha andado tão bem nesta pista. Até hoje

LUIZ FERNANDO ELIAS, pole na Challenge Sport e melhor estreante do grid em 5º com o #27

 

Para mim o dia foi uma surpresa. Queria andar legal mas acabou sendo até melhor que eu imaginava. Consegui ir bem no começo do treino. É a terceira vez que sento no carro e aprendi muito. Devo ter só umas 40 voltas neste carro e cada vez eu quero mais! Foi essa vontade de querer mais, frear dentro e ter paciência de trabalhar na retomada que me fez virar o tempo. Tenho que agradecer também o meu coach Marco Cozzi e a equipe toda, que estão me ajudando muito

ELOI KHOURI, estreante com o #21 e sexto no grid da classe Challenge

 

 

Grid de largada – Cup – Corrida 1

1° L. Kaesemodel 1:20.646

2° M. Paludo 1:20.761

3° D. Schneider 1:20.797

4° R. Baptista 1:20.888

5° P. Queirolo 1:20.940

6° C. Ambrósio 1:21.126

7° JP Mauro 1:21.256

8° E. Azevedo 1:21.363

9° A. Baptista 1:21.883

10° F. Alves 1:22.056

11° G. Farah 1:21.647

12° M. Hahn 1:21.691

13° M. Visconde 1:21.733

14° C. Dahruj 1:21.836

15° T. Valle 1:21.842

16° M. Billi 1:21.900

17° G. Figueiroa 1:21.930

18° M. Stallone 1:22.188

19° M. Basso 1:22.503

20° P. Pomelli 1:23.391

 

Grid de largada – Challenge

1° C. Piquet 1:23.468

2° D. Paludo 1:23.698

3° R. Mello 1:23.732

4° G. Huerta 1:24.610

5° L.Fernando Elias 1:24.752

6° E. Khouri 1:25.258

7° R. Alcaraz 1:25.353

8° O. Mesquita 1:25.417

9° R. Samed 1:26.714

10° J. Lemos – sem tempo no Q2

11° L. Arruda 1:26.637

12° F. Horta 1:27.083

13° A. Amaral 1:27.501

14° B.Leite 1:27.579

15° C. Germano 1:27.949

16° R. Ziemkiewicz 1:28.319

17° G. Reischl 1:29.985

18° D. Corrêa Sem Tempo

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo