Foz do Iguaçu já pode ser considerada a capital brasileira dos esportes radicais. Prova disso e o número de eventos promovidos na cidade nos últimos anos e a agenda prevista para 2016.
O calendário deste ano foi apresentado na ultima segunda-feira (21) durante um coquetel para jornalistas, atletas e o trade turístico no Hotel Bella Itália. O cronograma inclui a realização de cinco grandes eventos em diversas modalidades, como o Stand Up Paddle, Slackline, BMX e Wakeboard. Todos serão organizados pela Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE) com o apoio da Itaipu Binacional.
Durante o encontro, o superintendente de comunicação social da Itaipu, Gilmar Piolla lembrou dos grandes eventos que ajudaram a colocar a cidade no circuito mundial de esportivo.
“Tanto os Jogos Mundiais da Natureza (1997) quanto o X Games (2013) foram marcantes para a definição da imagem de Foz do Iguaçu como destino de esportes de ação. O que nós estamos fazendo agora são eventos mais sustentáveis do ponto de vista econômico, e para atrair o maior público possível, porque eles são bem abrangentes. Temos condições de reunir diferentes públicos aqui, e isso permite criar uma nova identidade para Foz”, disse.
Piolla afirma que somente em 2015, a mídia espontânea gerada com os eventos de esportes radicais ultrapassou R$ 120 milhões. “São poucos os destinos hoje no Brasil que conseguem rejuvenescer a sua marca, e nós somos um deles, graças a estas parcerias. Os esportes de ação têm sido uma grande ferramenta de comunicação para o município”.
Presidente da ADERE, Raby Khalil disse que os projetos esportivos desenvolvidos pela associação ganharam destaque com a vinda do Mundial de Slackline em 2015. “Viemos preencher o espaço deixado pelos grandes eventos organizados por empresas de fora e que pouco deixaram na região como legado. O nosso projeto, que já vem sendo desenvolvido há quatro anos, consolidou-se em 2015 com a vinda do mundial de slackline e a partir deste ano o objetivo é contemplar mais esportes e levar essa fórmula de sucesso para os municípios lindeiros. O projeto é grande e passo a passo vamos atingindo os objetivos”, pontuou.
Municípios Lindeiros 
A cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná, recebeu a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Slackline no mês de fevereiro. Os municípios de Santa Helena e Santa Terezinha de Itaipu serão os próximos contemplados com o Itaipu River Games, o festival que une competições de slackline, oficinas de stand up paddle e apresentações de BMX. “Pedimos para a ADERE estender esse olhar com os municípios lindeiros para que a gente possa compartilhar eventos. Tem dado muito resultado em termos de público e envolvimento com a comunidade”, ressaltou Piolla.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Lícério Santos, o desenvolvimento destas ações ajudam a fomentar o turismo e a oportunizar a região Oeste do Paraná. “A soma desses eventos trouxe algo novo, que foi selar Foz no roteiro do turismo esportivo. A inteligência da ADERE foi justamente dar oportunidade para os municípios lindeiros e exportar estes esportes que nasceram em Foz. São esportes saudáveis, inclusivos e com o viés de preocupação com a natureza”, disse.
Presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Altino Voltolini disse que a entidade é parceira na realização dos eventos. “Para o turismo é muito bom, para a região lindeira, e a hotelaria principalmente. Temos que abraçar a causa e dar todas as condições para que os eventos aconteçam com sucesso e se repitam nos próximos anos”.
Programação
O calendário esportivo inclui o Festival Itaipu River Games (em abril e julho), o Itaipu River SUP (setembro), o Itaipu Wake Pro Sudamerica (em outubro) e o Itaipu Slackline World Cup – o Campeonato Mundial de Slackline (novembro). Além destes, a cidade receberá a Meia Maratona das Cataratas (junho), o Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguai (agosto) e a Maratona Internacional (setembro).
CALENDÁRIO

Festival Itaipu River Games

Data: 23 e 24 de abril
Local: Prainha de Santa Helena

Festival Itaipu River Games – Edição de Inverno

Data: 16 e 17 de julho
Local: Santa Terezinha de Itaipu
Itaipu River Sup 2016
Data: 23, 24 e 25 setembro de 2016
Local: Foz do Iguaçu
3ª Edição
Itaipu WakePro | Sudamerica 2016
Data: 21, 22 e 23 de outubro
Local: Foz do Iguaçu
1ª Edição
Itaipu Slackline World Cup – 2016
Data: 25,26 e 27  novembro de 2016
Local: Gramadão da Vila A
Cidade: Foz do Iguaçu
2º Edição

Related Posts

Facebook Comments