BMX na pista

Londrina sedia neste fim de semana o Campeonato Brasileiro de BMX. A competição marca, oficialmente, a inauguração da nova pista de BMX Bicicross, que foi construída ao lado do Autódromo Internacional Ayrton Senna.
A competição reúne 315 ciclistas de vários estados brasileiros e a programação marca os treinos no sábado e as disputas por título no domingo. A entrada é franca. O Brasileiro terá duelos em diversas categorias a partir de cinco anos, no masculino e feminino. Entre os ciclistas da elite, brigam pelo título os representantes brasileiros na última Olimpíada: Renato Rezende e Priscilla Carnaval.
O campeonato é a oportunidade para o surgimento também de novos talentos. As irmãs Dayane, 22 anos, e Ana Vylma Inhoatto, 15, de Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, esperam conseguir bons resultados em Londrina. “Vim com a expectativa de ganhar e pelo pouco tempo que pude andar nesta pista percebi que as condições são muito boas”, frisou a mais velha, que começou no BMX aos 12 anos e inspirou a irmã mais nova. “A pista é muito massa. Pena que em Marechal não temos nenhum local para treinar e, por isso, a nossa preparação fica restrita a academia”, revelou Ana Vylma.
É justamente este problema que a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) espera resolver com o complexo construído em Londrina. Além da pista, que atende aos padrões exigidos pela União Ciclística Internacional (UCI), foi erguido também o Centro de Treinamento com toda infraestrutura necessária para auxiliar na preparação dos pilotos, com espaços para treinamentos de força e indoor, ala para recuperação de atletas pré e pós-provas, como fisioterapia, vestiários, refeitório e auditório.
“É a primeira pista com características olímpicas do país. Antes, toda a nossa preparação tinha que ser feita fora do Brasil. Teremos economia e todos poderão treinar. Londrina será a sede da seleção brasileira de BMX”, comentou o diretor técnico de BMX da CBC, Paulo Cotrim.
Além das provas de competição, o Brasileiro terá o Balance Bike, que é uma categoria de iniciação para crianças até quatro anos, e uma categoria especial, onde alunos da Apae e do Ilece de Londrina foram convidados para participar do evento. “O BMX é o kart do ciclismo. É onde se tem o primeiro contato com a bicicleta e de onde surgem muitos talentos para o ciclismo de pista e de estrada”, ressaltou Cotrim.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local
Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *