GR retorna da Bulgária

As ginastas Karine Walter e Rafaela Silva, da equipe de rendimento da Sadia, retornaram aos treinos em Toledo nesta quarta-feira, 1º, depois de um período de 13 dias na Bulgária, onde participaram de um treinamento intensivo, de 13 a 25 de fevereiro. As duas atletas treinaram com a ex-ginasta, hoje técnica, Yulia Baycheva, um dos grandes nomes da ginástica rítmica mundial, no Centro de Treinamento de Levski, na Bulgária.

“Foi muito interessante. Conseguimos montar três séries novas – as de arco, bola e fita – e fazer algumas modificações na série de maças”, informou Karine.  “Foram feitos todos os ajustes, com os exercícios e dificuldades de acordo com a música. Gostei bastante e agora é treinar muito”, acrescentou. A atleta acha que as séries ficaram mais bonitas, mas acredita que terá que treinar ainda mais para que os exercícios e dificuldades propostos sejam claramente executados.

“Foi uma experiência bem legal. Treinamos ao lado de outras atletas, que são potências mundiais na Ginástica Rítmica, e isso serve de exemplo e estímulo para nós. Foi um treinamento bastante puxado e que serviu para melhorar a execução, com braços esticados e pernas alongadas, além de melhorar a limpeza dos movimentos, permitindo mostrar com mais clareza o movimento a ser executado”, complementou Rafaela, que igualmente teve as suas séries modificadas.

Para as duas atletas a troca de experiência com outras ginastas foi bastante positiva. Em função do horário dos treinos elas tiveram maior contato e puderam acompanhar mais de perto o treinamento das ginastas das categorias pré-infantil e infantil. Na Bulgária elas tiveram um esquema especial de treino, diariamente das 11 às 14h e das 16h às 18h30min, e precisaram se adaptar também ao frio, que incluiu neve e temperaturas abaixo de zero em alguns dias. “Aqui a gente está treinando de shorts e camiseta. Lá era preciso meia, agasalho, muita roupa e intensificar o aquecimento para evitar lesões”, explica Rafaela.

Agora, no retorno ao Brasil, as duas ginastas voltam a treinar com a professora Gracieli Morais, a partir das alterações feitas, visando as competições estaduais e nacionais previstas no calendário deste ano. As duas ginastas entraram neste ano na categoria adulto e deverão participar de disputas como os Jogos Escolares, Jogos Abertos, Campeonatos estadual e brasileiro entre outras competições, na categoria individual.

Conforme Gracieli, com as modificações feitas nas séries, agora serão intensificados os treinamentos, visando a execução de todos os exercícios e dificuldades propostas.

 

Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *