A atleta do esqui cross-country, Aline Rocha (27), paranaense na cidade de Pinhão, será a primeira mulher brasileira a participar de uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. A cerimônia de abertura dos Jogos de PyeongChang, na Coreia do Sul, acontece sexta-feira 9, mas Aline faz sua primeira participação no dia seguinte.

Ela se tornou paratleta desde seus 15 anos, quando sofreu acidente automobilístico, causando lesão medular e perda dos movimentos das pernas, a paranaense pratica esportes. Em 2016, no Rio de Janeiro, Aline Rocha disputou os Jogos Paralímpicos de Verão no atletismo os 1.500m, os 5.000m e a maratona na classe T54 (para cadeirantes).

“A escolha do esporte de inverno surgiu como uma ideia de lutar por algo diferente, difícil, porém possível. Eu e o Fernando percebemos que alguns atletas corredores em cadeira de rodas utilizavam o esqui cross-country para complementar seus treinos e migravam para a modalidade na temporada de neve. Então, entendemos que, além de um grande desafio, a prática do cross-country poderia contribuir muito para minha condição como atleta”, disse a atleta.

Na Coreia, Aline disputará três provas: 12km (dia 10/3), sprint (dia 13/3) e 5km (dia 17/3). Os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 reunirão mais de 650 atletas de 46 países.

Related Posts

Facebook Comments