Toledo retomará obras em autódromo

As obras do Autódromo Municipal Rafael Sperafico serão retomadas. O reinício das atividades foi pauta de uma reunião realizada na segunda-feira, 13, na sala de reuniões do gabinete, com o prefeito Lucio de Marchi, secretários municipais e integrantes da Associação dos Pilotos de Arrancada de Toledo.. A pista de arrancadão, pista de retorno e as muretas de proteção que ainda estão em obras custaram R$1.361.716,08 e são fruto de três convênios de emendas parlamentares vigentes do deputado federal Dilceu Sperafico.

 

O dinheiro é proveniente de emendas é do Ministério do Turismo e do Ministério do Esporte. A obra, que estava parada por problemas com a empresa responsável, deve ser retomada nos próximos dias. A obra será dispensada para a Empresa de Desenvolvimento Urbano Rural de Toledo (Emdur) para a sua conclusão.

 

Ao todo a pista tem 18 metros de largura e 402 m de comprimento. O prefeito Lucio disse que com as obras estando por conta da Emdur é possível que até o fim do ano as pistas, os boxes e banheiros estejam disponíveis para uso. “Nós ainda vamos buscar mais algumas emendas parlamentares para continuar as obras e fazer um autódromo de referência nacional”, destacou Lucio.

 

As muretas de proteção estão 78% prontas, já a pista de retorno e a pista de arrancadão contam com 90% das obras concluídas. Durante a reunião foi discutida a necessidade de algumas adaptações projeto inicial. Pelas novas normas, a pista de arrancadão não poderá ser utilizada para o circuito de automobilismo. É que para facilitar a aderência dos carros na arrancada é utilizado um produto no asfalto o

VHT (Very High Throughput), que em português significa rendimento elevado. Este produto teria que ser retirado par ao circuito de automobilismo, o que tornaria o processo muito caro.

 

Segundo o amante de arrancadão e piloto, João Eugenio Pletsch (Nico) a aplicação do produto garante mais segurança e qualidade a pista. “A pista fica emborrachada e dá uma condição mais favorável ao arrancadão”, disse. Com a aplicação do VHT a pista fica inapropriada para as competições de circuito e devem ser realizadas na pista de retorno.

 

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