Wakeboard tem etapa em Foz

Os melhores atletas de wakeboard do Brasil, Paraguai e Argentina participam do Itaipu Wake Pro Sudamerica, neste sábado (19) e domingo (20), na Praia de Santa Terezinha de Itaipu. São esperados cinquenta esportistas de alto nível, considerados referências na modalidade. Aberto ao público, o torneio terá oficinas gratuitas de slackline para a comunidade e programação em espaços culturais de Foz do Iguaçu.

Para os atletas, as atividades começam nesta sexta-feira (18), no Iguassu Cable Park, a partir das 9 horas, com os treinos não oficiais. Em seguida, às 17 horas, inicia a Best Tricks, competição sem barco aberta para praticantes profissionais e amadores. A programação na Praia de Santa Terezinha começa no sábado, às 8 horas, com a fase classificatória e as primeiras finais. O competidores voltam no domingo à prainha para a final, a partir das 10 horas.

A competição é realizada pela ABW (Associação Brasileira de Wakeboard), com o apoio da Itaipu Binacional e da prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, e organização da Adere (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia). Última etapa do ranking de 2016, o torneio definirá o campeão nacional do circuito, com premiações de até 10 mil reais. Os jogos abrangem oito modalidades, sendo a mirim, iniciante, feminino iniciante e amador, intermediário, amador, masters e profissional.

O produtor executivo do evento, Marcelo Penayo, destaca que o objetivo do Itaipu Wake Pro Sudamerica é reunir atletas de excelência e democratizar a prática do wakeboard em toda a região. “É uma oportunidade imperdível para quem é atleta poder competir com os melhores. O evento também visa incentivar as pessoas a conhecerem e a praticarem o wakeboard, modalidade que une esporte e natureza”, enfatiza.

Alto nível

Praticado na região há mais de quinze anos, o wakeboard é um esporte aquático em que o atleta equilibra-se sobre uma prancha, rebocado por barco. Com as ondas produzidas na águas pela passagem da lancha, o praticante realiza manobras, saltos e movimentos. Para a competição no Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, foi instalada uma ampla estrutura para receber o público e os competidores, com aparelhos, equipamentos de segurança, tendas e praça de alimentação

Destaque iguaçuense no wakeboard, Ettore Amaral ressalta a importância de poder competir com os principais nomes do esporte na América do Sul. “É uma honra receber atletas desse calibre em nossa região. A competição também permite uma integração entre todos nós, pois muitos convidados já são nossos amigos. Assim, o esporte sai ganhando”, diz. “No torneio, vou dar o meu melhor para poder andar junto com esses atletas”, conclui.

Lazer e diversão

Paralelamente ao torneio, acontece a Wakeboard Weekend, programação cultural oficial do Wake Pro Sudamerica, realizada no Iguassu Cable Park e no Hostel Natura. São três festas marcadas pela diversidade musical, conduzidas pela banda Caiçara e DJs de Foz do Iguaçu, Curitiba e da Alemanha. Nos dias de competição, acontecem day parties com DJs e bar exclusivo, na área vip instalada na Praia de Santa Terezinha de Itaipu.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 18

Local: Iguassu Cable Park

09h – Treinos não oficiais

17h – Competição Best Tricks e Sunset Wake Party

Sábado, 19

Local: Praia de Santa Terezinha

08h – Etapas classificatórias e finais

Local: Hotel Natura

21h – Wake Pro Party

Domingo, 20

Local: Praia de Santa Terezinha

10h – Finais, premiações e After Party VIP, com o DJ Tocadisco (Berlin, Alemanha)

Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *