Não faltou emoção na sexta e última rodada da fase de classificação do Super 16, a elite do rugby nacional. No sábado, o Curitiba venceu o Pé Vermelho no Aterro do Lago Igapó pelo placar de 60 a 11. Com o resultado, o time da capital se classificou para a próxima fase como líder do grupo C. Mesmo com a derrota, a equipe londrinense termina a competição na terceira posição da chave e garante a permanência na primeira divisão do campeonato brasileiro.
O jogo foi muito equilibrado na etapa inicial. O Curitiba anotou um try com Martin Modenutti, além de ter convertido um chute de bonificação e uma cobrança de penalidade com Marcelo Matiauda. O Pé Vermelho fez um try com o Gabriel Sanchez e converteu uma penalidade com Lucas Viñas. As equipes foram para o intervalo com o placar de 10 a 8 para o time da capital.
No segundo tempo, o Curitiba aproveitou as falhas cometidas pelos donos da casa. Thiago Evaristo e Felipe Bicudo fizeram dois tries cada. Além deles, Martin Modenutti, Marcelo Matiauda e Felipe Tissot também cruzaram o campo adversário. Marcelo Matiauda converteu seis chutes de bonificações e um de penalidade. Na etapa final, o Pé Vermelho só somou três pontos com Lucas Viñas, que converteu cobrança de penalidade.
Como não conquistou o resultado positivo, os londrinenses precisavam torcer contra o Templários (SP), último colocado da chave. A torcida deu certo. O Spac (SP), vice-líder do grupo, venceu por 30 a 24. Como anotou mais de 21 pontos na partida e foi derrotado por diferença inferior a sete, o Templários somou dois pontos na classificação geral e empatou com o Pé Vermelho Rugby. O critério de desempate para definir o rebaixado foi o saldo de pontos nos confrontos diretos. Neste caso, a vantagem é do representante do interior do Paraná.
– Nosso objetivo inicial era fazer uma boa campanha na nossa temporada de estreia no Super 16. Nossa permanência mostra que temos um bom nível e estamos no caminho certo para jogar a primeira divisão. Para o próximo ano, com certeza, vamos entrar mais fortes ainda – analisa o técnico do Pé Vermelho Rugby, William Heckler.
A temporada 2018 está perto do fim, por isso a comissão técnica já pensa na preparação dos atletas para as competições do ano que vem. Na próxima semana, um membro da Seleção Brasileira vai passar um período em Londrina para realizar um intercâmbio de treinamentos e conhecimentos com os atletas do Pé Vermelho Rugby.
– A pré-temporada dos forwards já começa agora. Conseguimos um contato importantíssimo com o Jacob, que é um dos integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira. Ele vai ficar aqui na cidade durante uma semana e vai passar treinamentos intensivos de defesa – explicou Heckler.
Super 16 – Campeonato Brasileiro de Rugby
Classificação
Grupo C
Curitiba – 30 pontos
Spac – 19 pontos
Pé Vermelho – 6 pontos
Templários – 6 pontos