Muito trabalho. Assim tem sido o início de temporada para a equipe Londrina/FEL/IPEC de atletismo. A preparação completa 45 dias e a programação prevê treinamentos mais intensos para as próximas semanas.
A ideia da comissão técnica é aproveitar os próximos 30 dias para nivelar a preparação e alcançar um bom nível físico e técnico visando as primeiras competições oficiais de 2021, o Torneio FAP 1 – Master, Adulto, Sub-23 e Sub-20, em Cascavel, e o 2º Torneio Atletismo Paulista Adulto, Sub-18 e Sub-20, em Piracicaba, ambos marcados para o dia 27 de março.
“Iniciamos nossa preparação mais cedo esse ano. Como a gente vem de um ano atípico, em que as competições se estenderam até dezembro, o objetivo era não ficar muito tempo parado para não perder todo o ritmo. Estamos no período que chamamos de preparação geral, um suporte físico importante para a temporada, e vamos entrar agora na fase dois, com treinamentos mais intensos”, explicou o treinador Gilberto Miranda.
Como o calendário somente prevê competições a partir do final de março, a equipe teve de encontrar alternativas para tentar já adiantar o ritmo de competições aos competidores. Por isso reuniu todos os 60 atletas em um teste no início deste mês. E já prevê um novo trabalho semelhante para daqui a três semanas.
“O primeiro foi muito bom. A gente conseguiu ter uma boa noção de como está a preparação e onde precisamos ajustar. E esse próximo já vai ser um nível acima em termos físicos e técnicos. A nossa ideia é que eles sirvam de base para as competições que virão”, projetou Miranda.
Esses testes são realizados na pista da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde a equipe realiza seus treinos diários, e simulam uma competição oficial, com cada atleta estimulado a competir no máximo de suas potencialidades.
O Projeto Londrina Atletismo tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina e Academia AS Fitness.