Caiu a invencibilidade de seis meses do Operário Ferroviário em Ponta Grossa. Na noite desta quarta (27), pela quarta rodada da Série B, o Fantasma foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, no Estádio Germano Krüger. O jogo que mobilizou mais de seis mil torcedores teve pouca inspiração dos dois lados, mas os gaúchos aproveitaram a habilidade de Biel, no início do segundo tempo, para derrubar o alvinegro em Vila Oficinas.
Com o resultado, o Grêmio entra no G4 da Série B. Os gaúchos ocupam a quarta posição, com sete pontos. O Fantasma fica parado nos quatro pontos, caindo para o 12° lugar após quatro rodadas.
1º tempo
Claudinei Oliveira prometeu e cumpriu. O Operário subiu ao gramado com um homem a mais no meio. Ricardinho ganhou a vaga do atacante Felipe Garcia. A mudança fortaleceu o preenchimento da intermediária e, especialmente, o poder de marcação.
Bem posicionado, o Fantasma esperava o Grêmio para ter a chance de abocanhar jogadas ofensivas com mais rapidez. No entanto, os visitantes também exerciam boa marcação e a partida ficou mais brigada do que jogada.
Faltava ao alvinegro capricho nos cruzamentos e no último passe, o que impedia finalizações mais claras. Do outro lado, o Grêmio obrigou Vanderlei a executar duas defesas difíceis, mas quase não conseguia acionar os pontas: Gabriel Teixeira, o Biel, e Campaz.
2° tempo
Roger Machado teve boa leitura de jogo e, ainda no intervalo, tirou Campaz para colocar Elias Manoel. Biel passou a explorar as costas de Arnaldo. Na primeira jogada, ele criou a jogada que deixou Diego Souza na cara de Vanderlei. O experiente atacante se jogou e o árbitro marcou o pênalti. O VAR entrou em ação e o lance acabou anulado.
A festa em Vila Oficinas pela não marcação do pênalti durou pouco. No ataque seguinte, Biel apareceu mais uma vez no mano a mano e cruzou para Elias Manoel balançar o barbante. O assistente Gustavo Rodrigues de Oliveira marcou impedimento de Biel no início da jogada, mas o VAR corrigiu e pegou o gremista em posição legal: 1 a 0 para os visitantes.
Em desvantagem, Claudinei Oliveira colocou Felipe Saraiva, Marcelo, Giovanni Pavani, Júnior Brandão e Felipe Garcia ao longo da etapa complementar. Saíram Thomaz Santos, Ricardinho, Reina, Paulo Sérgio e Fernando Neto, respectivamente.
Pouco adiantou. O Operário terminou a partida com 60% de posse e 14 finalizações – duas a mais do que o Grêmio. Entretanto, só uma delas foi em direção ao gol de Brenno. Cinco foram pela linha de fundo e oito terminaram travadas pela defesa gaúcha.
Próxima rodada
O Operário vai pra longe na quinta rodada da Série B. O Fantasma embarca para o Maranhão, onde sábado (30) visita o Sampaio Corrêa. A bola rola a partir das 16h30 no Estádio Castelão. No mesmo horário, o Grêmio recebe o CRB na Arena.
Ficha Técnica
Operário: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; André Lima, Fernando Neto (Felipe Garcia), Ricardinho (Marcelo) e Javier Reina (Giovanni Pavani); Thomaz Santos (Felipe Saraiva) e Paulo Sérgio (Júnior Brandão). Técnico: Claudinei Oliveira
Grêmio: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Sarará) e Bitello (Benítez); Campaz (Elias Manoel), Biel (Janderson) e Diego Souza (Ricardinho). Técnico: Roger Machado
Gol: Elias Manoel (Grêmio), aos 8 minutos do 2° tempo.
Cartão amarelo: Reniê (Operário)
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP) auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) | VAR: Vinícius Furlan (SP)