As expectativas eram enormes, a emoção garantida e a decisão do título da temporada de 2022 da Copa Joy Chevrolet (Chevrolet, Goodyear, Hipper Freios, Impacto Amortecedores, SWK Condicionar de Metais, Pro Tune e do Portal High Speed Brazil) era ansiosamente aguardada. Após as duas sessões de treinos livres dominadas por Eber Gomes e a pole position que foi adotada pela dupla Alan Massaini e Edgard Amaral, as disputas de sábado foram, para dizer o mínimo, emocionantes.
Logo na largada da primeira corrida o que se viu foram todos os postulantes ao título, tanto da categoria Super quanto da categoria Light, indo em busca do melhor posicionamento na pista.
Infelizmente alguns toques e acidentes aconteceram e deixaram pilotos que estavam na luta pelo troféu de fora, e a entrada do safety car ainda na primeira parte da corrida um agrupou os carros e deu o tom para que Massaini conseguisse segurar as investidas dos adversários.
Enquanto o piloto do carro #27 seguia na liderança geral da disputa, a galera do pelotão da categoria Light vinha mostrando muita força. Marcelo Neves, Will Nogueira e Daniel Veiga vinham com força na luta pelas primeiras colocações da categoria.
JP Velard que chegou para sexta etapa como líder do campeonato tratou, rapidamente, de evoluir na classificação e galgar uma posição no pódio o que lhe garantia um bom posicionamento para corrida de encerramento do final de semana. No final da primeira disputa Alan Massaini saiu com a vitória o que deixou Edgard Amaral, seu companheiro de carro, em posição de disputar o título.
Na Super, o top-6 teve Massaini em primeiro, seguido por Eber Gomes, JP Velard, Ale Peppe, Mauricio Galian e Samir Guimarães. Na Light os seis primeiros foram: Marcelo Neves em primeiro, Daniel Veiga, Will Nogueira, Erolf Schotten, Sandro Siqueira e Renato Gasparian.
A segunda corrida começou muito intensa e com todos os pilotos sabendo que a disputa valia pontuação dobrada, o pelotão tratou rapidamente buscar posições mais à frente. Aleandro Fortunato que assumiu o carro #40 que estava com o Maurício Galian conseguiu um bom posicionamento e foi para a primeira colocação. Já na categoria Light, a disputa estava intensa entre Neves, Nogueira e Veiga.
Alexandre Peppe, Edgard Amaral e JP Velard vinham muito próximos com um ritmo de corrida bem constante, mas sabiam que se quisessem lutar pelo título tinham que ir para a primeira colocação.
Eder Gomes que vinha fazendo um grande final de semana estava entre os ponteiros e logo após a entrada do safety car programado o que se viu foi uma série de disputas, alguns toques, mas acintosos como entre os dois líderes no campeonato Amaral e Velard.
Na primeira colocação Fortunato se segurava como podia, Gomes e Peppe vinham logo depois enquanto na categoria Light a troca de posições entre os três primeiros colocados era intensa.
No final, a vitória de Marcelo Neves na categoria Light deu o título ao piloto do carro #29. Will Nogueira ficou em segundo e Daniel Veiga ficou em terceiro na corrida o que lhe garantiu o vice campeonato. Fechando o top-6 ainda tivemos Renato Gasparian em quarto lugar, Gustavo Simão em quinto e Bruno Girardi no sexto lugar.
Já na categoria Super, Aleandro Fortunato conquistou a sua primeira vitória na categoria. O top-6 foi concluído por Eber Gomes, Alexandre Peppe, Neni, Carlos Asciutti e Samir Guimarães. Já a decisão do título acabou passando pela mesa dos comissários. Após uma série de toques na pista e com as devidas punições aplicadas fora dela, JP Velard levantou o troféu da categoria Super da temporada de 2022.
Confira a classificação final dos campeonatos das categorias Super e Light:
Super*
1° JP Velard 246 pontos
2° Alan Massini/Edgard Amaral 243 pontos
3° Alexandre Peppe 224 pontos
4° Aleandro Fortunato 210 pontos
5° Eber Gomes 199 pontos
6° Mauricio Galian 178 pontos
7° Elberto “Neni” Alves 156 pontos
8° Samir Guimarães 136 pontos
9° Douglas Carvalho Jr./Pimenta 129 pontos
10° Charles Zimmerman 118 pontos
11° Ricardo Pinto/Carlos Asciutti 112 pontos
12° Adriano Braz 75 pontos
13° Elder Martins 66 pontos
14° Osvaldo Queiróz/Junior Dinardi 28 pontos
Light*
1° Marcelo Neves 244 pontos
2° Daniel Veiga 227 pontos
3° Renato Gasparian 214 pontos
4° Will Nogueira 189 pontos
5° Anselmo/Lucas De Angelis 169 pontos
6° Sandro Siqueira 150 pontos
7° Gustavo Simão 138 pontos
8° Erolf Schotten 134 pontos
9° André/Bruno Girardi 134 pontos
10° Nilson Patrone 126 pontos
11° Alexandre/Felipe Stuff 114 pontos
12° Allan Saleh 109 pontos
*A pontuação é em caráter extraoficial.
O que os campeões disseram:
“Foram corridas bem disputadas desde o começo da temporada. Segundo a segundo, milésimo a milésimo e bem neste final de semana não começamos bem, mas achamos o problema do carro na sexta-feira à noite. Já no sábado viemos para cima de olhos sempre nas primeiras colocações. A segunda corrida foi mais intensa onde tivemos uma batida porta com porta, mas corridas são corridas e agora quero agradecer a todos que estiveram ao meu lado ao longo deste ano, pois sem eles eu não teria conseguido esse título.”
JP Velard (campeão da categoria Super)
“Antes de mais nada tenho muito que agradecer a todos que me apoiaram ao longo desta temporada. Foi um final de semana incrível onde conseguimos acertar o carro em um campeonato que esteve equilibrado durante todas as etapas. Fizemos uma primeira corrida maravilhosa onde conseguimos a vitória e na segunda disputa, andamos com o pensamento nos pontos e conseguimos o necessário para conquistarmos o título deste ano de 2022 na categoria Light da Copa Joy Chevrolet.”
Marcelo Neves (campeão da categoria Light)
A Copa Joy Chevrolet volta a se reunir no mês de outubro para o primeiro endurance da temporada que será realizado no traçado de Velocitta, em Mogi Guaçu.
A Copa Joy Chevrolet conta com o Chevrolet, Goodyear, Hipper Freios, Impacto Amortecedores, SWK Condicionar de Metais, Pro Tune e do Portal High Speed Brazil.