Maior Promotora de eventos motor-esportivos do Brasil, entre elas a Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta terça-feira (17) o formato 2023 da Turismo Nacional, campeonato de baixo custo que reúne os carros mais vendidos do País. Entre os destaques estão o calendário com mais corridas no automobilismo brasileiro, provas em conjunto com a TCR, o pacote técnico robusto e acessível, premiação para vencedores e o agrupamento dos competidores em apenas duas divisões com grids ainda mais fortes.“A temporada da Turismo Nacional terá seis eventos, mas com cada categoria realizando quatro provas por final de semana – que é a maior quantidade de disputas por evento do automobilismo nacional”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “Só isso já é um custo-benefício enorme para os pilotos, pois com o mesmo investimento em logística e viagem eles disputarão pelo menos o dobro das provas do que em outros campeonatos similares. Além disso, quatro dos seis eventos serão em conjunto com a TCR, o que propiciará não apenas um intercâmbio, mas também a possibilidade de um próximo passo na carreira dentro do mesmo evento”, detalha o executivo.Grids e equipamentos padronizados – O campeonato de 2023 da Turismo Nacional centralizará os competidores em duas divisões: “A”, para os pilotos mais experientes, e “B”, que contará também com a subdivisão Sênior (pilotos com mais de 54 anos) e Rookie, reservada aos novatos. Ao todo, cada categoria contará com um máximo de 42 inscritos.Outra evolução implementada é o pacote técnico, no qual as equipes farão leasing de um kit formado por motor, câmbio, radiadores, volante de competição com borboletas de troca de marchas, sistema de exaustão e consumíveis do veículo. A meta, além de reduzir custos, é também garantir corridas sem quebras desses sistemas, que formam as principais despesas técnicas na categoria. A gestão e desenvolvimento do kit é da Audace Tech, especialista em equipamentos de competição.Garantia de desempenho – “As duas categorias terão garantia de desempenho padronizado e garantia de troca imediata de itens do powertrain, como motor e câmbio, em caso de quebra ou na detecção de algum problema de rendimento. Calculamos que essa medida leve o índice de abandonos por problemas no powertrain a patamares baixíssimos. Certamente, neste aspecto, a Turismo Nacional será um dos campeonatos mais confiáveis do País”, prevê Julianelli.Além das novidades acima, a Turismo Nacional também oferecerá um evento montado pela mesma equipe de profissionais responsável pela Stock Car Pro Series, o campeonato mais bem sucedido da América Latina. Entre as vantagens está ainda um pacote de visibilidade completo e com a mesma estrutura da Stock Car, com mídias sociais, exibição em TV, assessoria de imprensa e estratégia digital. O evento também distribuirá um total de R$ 20 mil em prêmios entre os vencedores no final de semana.Turismo Nacional: Calendário 2023Etapa / Data / Local / Observação01 – 26 de março – Goiânia (GO)02 – 28 de maio – Tarumã (RS)03 – 11 de junho – Interlagos (SP) – com TCR04 – 13 de agosto – Goiânia (GO) – com TCR05 – 24 de setembro – RS ou Cascavel (PR) – com TCR06 – 03 de dezembro – Brasília (DF) – com TCRTurismo Nacional: Ficha-TécnicaPowertrain, conjunto motor + câmbioNome oficial: TN by Audace TechCapacidade cúbica: 2 litrosConfiguração: 4 cilindros em linha, 16 válvulasPotência: 200cvTorque: 24,8 kgfmOrigem: NacionalCombustível: EtanolCâmbio: paddle-shift (borboleta), acionamento no volanteVelocidades: seis marchas, mais réPrincipais Modelos HomologadosAlguns dos principais carros elegíveis para disputar a temporada 2023Chevrolet New OnixChevrolet OnixCitroën C3Fiat ArgoFiat MobiFiat UnoFord New KaNissan MarchHyundai HB20Peugeot 208Renault SanderoToyota EtiosVolkswagen GolVolkswagen UP!Volkswagen New PoloToyota Yaris
Turismo Nacional terá novos padrões




