As equipes masculinas sub-15 e sub-17 da Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG) fecham, nesta sexta-feira (22), suas campanhas na fase de classificação do Campeonato Paranaense de Basquete. O time ponta-grossense recebe, em uma rodada dupla, o Clube Duque de Caxias no Ginásio Borell du Vernay: os duelos contra a equipe curitibana serão às 16 horas (sub-15) e 17h30 (sub-17). A entrada ao público é gratuita e o acesso ao ‘Templo do Basquete’ será pela rua Frederico Bahls.
Em quadra, a LDPG vive situações diferentes nas duas categorias: no sub-17, uma vitória deve confirmar a liderança do Grupo Sul, que reúne as equipes dos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, e por consequência a classificação à fase final como uma das melhores campanhas no Estadual. Já no sub-15, os atuais campeões sul-brasileiros estão em uma campanha de recuperação no Paranaense e ocupam o 3º lugar da chave: uma vitória, a depender dos resultados que irão fechar o grupo, ainda pode deixar o time de Ponta Grossa vivo na luta pelo título.
“Nas duas equipes nós temos atletas que ainda estão no primeiro ano desta categoria, ou seja, tem idade sub-14 e sub-16; ou seja, a perspectiva de crescimento é muito grande e os resultados deste Estadual mostram um potencial enorme. No caso do sub-17, ainda podemos ter o privilégio de, dependendo dos resultados, terminar com a melhor campanha e receber as finais aqui no Borell”, explica Milos Alexander, técnico das duas categorias na LDPG.
A participação da Liga Desportiva no Paranaense 2023 conta com o patrocínio da UniSecal, Restaurante Raffinato, Panificadora da Maria, Laboratório Oscar Pereira e Prefeitura de Ponta Grossa – através de convênio com a Secretaria Municipal de Esportes (SMESP). Os elencos também contam com o apoio das academias SmartFit e Core Brasil, Clínica da Imagem, Odonto Excellence e Hospital São Camilo.
Fórmula de Disputa
Neste ano, a Federação Paranaense de Basquete (FPRB) dividiu as 16 equipes participantes do Campeonato Estadual Sub-15 e Sub-17 em três grupos: além da região Sul, as disputas estão regionalizadas nos grupos Norte/Noroeste e Oeste/Sudoeste. As equipes jogam entre si dentro dos grupos, em turno e returno, e os campeões de cada chave – além das melhores equipes na classificação geral – avançam para a fase final, que será disputada na cidade do time de melhor campanha na etapa classificatória.