A equipe Londrina/FEL/IPEC alcançou mais uma conquista histórica para o atletismo local. No último final de semana, o time londrinense sagrou-se bicampeão nacional feminino na categoria sub-20 no Campeonato Brasileiro Interclubes da categoria, disputado em Niterói (RJ), com a presença das principais agremiações do país. Além do título feminino, a equipe pé-vermelha também foi vice-campeã geral da competição e terceira colocada no naipe masculino.
O título feminino veio depois de uma disputa emocionante, ponto a ponto, com o Praia Clube, de Uberlândia (MG). No final, 148 a 143 para os londrinenses e festa paranaense no Rio de Janeiro. “É mais um resultado de enorme expressão, algo conquistado com muita luta e dedicação de um time que lutou muito. Uma conquista que vem para recompensar o trabalho de excelência que tem sido feito em Londrina nos últimos anos”, destacou o técnico Gilberto Miranda.
O título alcançado em Niterói foi a nono conquistado pela equipe londrinense em campeonatos brasileiros interclubes de atletismo em categorias de formação desde 2019. De lá para cá, o time foi campeão feminino e geral sub-18 em 2019, campeão feminino, masculino e geral sub-18 em 2022 e campeão feminino, masculino e geral sub-20 em 2023.
“É um feito grandioso ter essas conquistas em sequência e manter-se entre as principais equipes do Brasil, tendo em vista que temos um orçamento inferior. Isso reflete o quanto o projeto cresceu nos últimos anos e porque é reconhecido como um grande formador do atletismo nacional. Agora também um dos grandes vencedores da modalidade na atualidade”, reforçou Miranda.
No naipe masculino, a equipe marcou 90,5 pontos e ficou com a terceira colocação. Na classificação geral, a Londrina/FEL/IPEC foi vice-campeã brasileira sub-20, com 238,5 pontos anotados. Foram 13 medalhas conquistadas, com sete ouros, três pratas e três bronzes.
Sabrina Gabrieli Pena foi o grande destaque do time londrinense, com dois ouros e uma prata. Ela venceu os 800 metros e conseguiu índice para disputar o Campeonato Mundial Sub-20, com o tempo de 2min08seg66. Além disso, foi prata nos 1500 metros e integrou o quarteto que venceu o revezamento 4 x 400 metros feminino. “Estou muito feliz. Objetivos mais que alcançados e só tenho a agradecer todo o apoio e suporte de toda a equipe”, falou a jovem.
Quem também brilhou foi Luiz Henrique de Oliveira Gonçalves, que alcançou a tão sonhada medalha de ouro no salto em altura. “Vinha trabalhando há muito tempo por isso e agora veio essa medalha tão importante para a minha carreira”, vibrou o atleta treinado pela técnica Silvana Vieira.
Os outros medalhistas de ouro foram Bianca Cristine Davi de Souza nos 3000 metros com obstáculos, Ruan Erik Vais nos 3000 metros e Kauane Rebeca Joaquim nos 500 metros. Eles estão classificados para defender o Brasil no Campeonato Sul-Americano da categoria.
Vale destacar também o desempenho da equipe de Londrina nos revezamentos, prova que rendeu dois ouros para a campanha. No 4 x 400 metros misto, vitória do quarteto formado por Tiago Henrique Souza Melonio, Sibely de Oliveira Royer, Gabriel Felipe Barreto dos Santos e Letícia Evelyn Lopes. No 4 x 400 metros feminino, o time de ouro teve Ana Júlia Aparecida da Silva, Letícia Evelyn Lopes, Sibely Oliveira Royer e Sabrina Gabrieli Pena.
O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) e Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC); e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unicesumar, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Zuba Advocacia, Centro do Coração, Nutricionista Bruna Monteiro, Raphael Cruz Fisioterapia Esportiva e Academia AS Fitness.