Ciclismo: contrarrelógio define campeões brasileiros

Neste final de semana, a cidade de Cascavel, conhecida como um dos principais polos econômicos do Oeste do Paraná, está recebendo mais de 250 ciclistas de todo o país para a disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada nas categorias Elite e Sub23.

O primeiro desafio da programação aconteceu nesta sexta-feira, 23, com a disputa da prova de contrarrelógio individual. Na prova feminina, prevaleceu a experiência e a força da ciclista Ana Paula Polegatch (Indaiatuba Cycling Team) que voou baixo para conquistar o pentacampeonato da prova completando o percurso de 16,6km com o tempo de 24min23seg.

Para Polegatch, a preparação física e o trabalho psicológico são fundamentais para conseguir manter uma boa regularidade em provas de alto nível como o Brasileiro.

“Estou muito feliz por conseguir defender o título nacional. Esse ano foi um dos mais disputados com 42 atletas competindo, então foi uma vitória especial onde eu treinei muito e fiz uma preparação específica para entregar o máximo dentro da pista. O percurso era muito desgastante com muito vento e foi decisivo manter a cabeça boa e saber distribuir bem a força durante toda a prova para alcançar a vitória”, destacou Ana.

A medalha de prata ficou com Mariana Borges (APGF/São José/Avai F. C.) que marcou 24min34seg, enquanto Taise Benato levou o bronze com 25min18seg.

Surpresa no masculino

Com percurso de 28,1km, a prova masculina aconteceu debaixo de muita chuva e frio. O que não faltou foi emoção para definir os primeiros colocados. Largando sem favoritismo, Diego Mendes (Pedalli Bike Store) estava focado apenas em fazer uma boa prova, sem pressão, mas acabou se tornando uma grande surpresa e superando os principais favoritos para comemorar o seu título inédito no contrarrelógio.

Diego pedalou forte e completou a prova com 35min20seg, superando em 20 segundos o tempo do campeão de 2022, Lauro Chaman (Swift Carbon Pro Cycling Brasil), segundo colocado. Carlos Alexandre Manarelli (Ciclismo Rio do Sul) completou o pódio marcando 36min43seg na terceira colocação.

“Eu ainda não consigo acreditar. Não caiu a ficha, eu só sei que estou muito emocionado e feliz por essa conquista. Nunca imaginei superar os maiores nomes do nosso esporte, é uma emoção indescritível. Será uma honra muito grande poder usar a camisa de campeão. É a realização de um sonho”, enfatizou Diego, bastante emocionado na cerimônia de premiação.

Na Sub23, os campeões foram Pedro Leme (Santos Cycling Team) com 37min26seg (28,1km) e Ana Paula Finco (São José Ciclismo) que fez 27min14seg (16,6km). Os resultados completos de todas as categorias podem ser acessados: http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/estrada

Programação das provas de resistência:

Na sexta-feira, 23, às largadas para a prova de contrarrelógio acontecem a partir das 10h com as disputas das categorias Elite e Sub23 feminino (16,6km), enquanto às 14h30 competem a Elite e Sub23 masculino (28,1km).

No sábado, às mulheres largam as 13h30 para a prova de resistência (113,5km) e os homens encerram a programação no domingo, competindo (187km) a partir das 09h. A largada, chegada e concentração de todas as provas acontecem na Av. Barão do Rio Branco, 1750.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub23 2023 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com Velho Oeste Eventos e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com apoio do Governo Municipal de Cascavel através da Secretaria de Esporte e Lazer, Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel e Free Force.

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo