No próximo sábado (dia 9), a Império Endurance Brasil, principal categoria de provas de longa duração do Brasil, disputa a oitava e última corrida da temporada 2023, no Velocitta, autódromo encravado em uma fazenda em Mogi Guaçu (SP).
É o mesmo circuito de 3430 metros, com 13 curvas e muitas subidas e descidas (o desnível chega a 45 metros), o mais lento do calendário, onde foi disputada a etapa inaugural de 2023. Mas o protótipo AJR da equipe Power Imports, que Hugo Cibien divide com Alexandre Finardi e Nicolas Costa, estará com outra configuração.
“Em relação ao início da temporada estaremos com um carro bem diferente. A equipe já tinha feito um upgrade de potência e aerodinâmica para a última etapa (disputada dia 11 de novembro), mas o carro bateu forte na classificação e nem correu. Como a frente foi muito danificada, a equipe aproveitou para botar uma versão nova do bico, bem maior, com muito mais pressão aerodinâmica. E aí, para equilibrar o carro, entra uma asa traseira com dois elementos móveis, substituindo a de um elemento. Então, em termos de desempenho, a expectativa é de uma melhora considerável, mas também muito trabalho para acertar a nova configuração, inédita no carro, que deve aproximá-lo ainda mais da concorrência. Como em toda corrida de longa duração, vamos ter que trabalhar também na relação desempenho/consumo e na confiabilidade do carro, trabalharmos para chegarmos inteiros no fim da prova, que tem sido um problema esse ano”, diz o capixaba Cibien, que corre com patrocínio de Placas do Brasil, Supermercados Locatelli e Novaforma, e apoio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).
As Quatro Horas do Velocitta terão largada às 10h30min do sábado, dia 9, e transmissão de BandSports, CATVE e Youtube da Império Endurance.