S.Paulo – O futebol de cegos brasileiro terá duas novidades em 2025. Uma é a Liga Nacional de Futebol de Cegos, competição que reunirá as seis melhores equipes da série A do Campeonato Brasileiro do ano passado. A outra é o início da montagem de um time feminino no país, com a criação de uma agenda de treinamentos divida em quatro etapasa serem realiadas durante o ano todo. A Liga Nacional de Futebol de Cegos terá dez rodadas distribuídas entre os meses de abril e novembro num sistema de pontos corridos, com turno e returno. Cada rodada terá três jogos simultâneos acontecendo em dois ou três locais diferentes. Ao final delas, os dois melhores colocados fazem a final, marcada para o dia 6 de dezembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Neste ano, os participantes são a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc-RS), Corinthians, Associação Paraibana de Cegos (Apace-PB), Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (Apadevi-PB), Instituto Nova Visão (INV-SP) e Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul-CE).
Pontapé inicial
O início da montagem de um time brasileiro de futebol de cegos feminino será por meio do Camping de Treinamento. Serão quatro etapas de uma semana cada ao longo do ano, todas na cidade de São Paulo. O primeiro vai de 3 a 10 de maio, o segundo, de 13 a 20 de julho, o terceiro começa em 14 de setembro e vai até o dia 21 do mesmo mês e o último foi agendado para o período entre 2 de 9 de novembro.