A Cascavel de Ouro terá em 2017 a maior de suas edições. A previsão de inscrição de mais de 60 carros para a corrida que vai celebrar os 50 anos de história da prova mais tradicional do automobilismo brasileiro faz da 31ª edição, que será disputada no dia 5 de novembro, o evento de maior adesão em toda a história. A festa esportiva terá mais um ingrediente especial: a Old Stock Race vai compor a programação preliminar no Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Este será o primeiro evento da categoria no traçado de maior velocidade do automobilismo nacional. Todas as etapas oficiais já realizadas aconteceram no autódromo de Interlagos – as duas etapas em 2016 nas pistas de Goiânia e Curitiba tiveram caráter extracampeonato. As provas de 4 e 5 de novembro em Cascavel estão homologadas pela Federação de Automobilismo de São Paulo e valerão pela penúltima etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo.
O calendário original da Old Stock Race previa as provas desta oitava e penúltima etapa para os dias 2 e 3 de setembro. O evento foi suspenso diante do fechamento de Interlagos para obras de reforma. Autorizada pela Fasp a ter uma etapa oficial fora do estado de São Paulo, a direção da categoria tratou de viabilizar a realização do evento na programação da Cascavel de Ouro, que terá seu grid formado por 50 carros da categoria Marcas & Pilotos 1.6.
“Para a Old Stock Race é uma honra e um prazer enorme estar presente na festa do cinquentenário da Cascavel de Ouro”, destaca Paulo Soláriz, que promove e organiza a categoria paulistana em um trabalho conjunto com Paulo Gomes e Georges Lemonias. “É uma prova tradicional e de grande importância para o automobilismo brasileiro”, reconhece. O evento em Cascavel envolverá, também, proprietários dos modelos Opala e Caravan em ações promocionais.
Criada em 2015 sob a proposta de devolver às pistas de automobilismo o modelo GM Opala, que formou o grid do Campeonato Brasileiro de Stock Car entre 1979 e 1993, a Old Stock Race cumpre em 2017 sua segunda temporada completa no Paulista de Automobilismo. Os carros que compõem o grid têm motores de seis cilindros que desenvolvem pouco mais de 300 cv de potência e atingem, na pista de Interlagos, velocidades finais superiores a 225 km/h.
No ano passado o título da Old Stock Race foi conquistado pelo paulista Rodrigo Melo Pimenta, que lidera a tabela atual com 176 pontos, contra 166 do vice-líder Rodrigo Helal. As seis primeiras posições na classificação depois de sete etapas apresentam ainda Pedro Pimenta, terceiro com 156 pontos, Rafael Lopes, quarto com 142, Marcos Philippi, quinto com 114, e Mário Broering, em sexto com 108 pontos. Em sete etapas, 39 pilotos pontuaram no campeonato.