A comemoração de 20 anos de uma premiação tem que ser marcante. E foi com a presença de centenas de convidados entre pilotos de Fórmula 1, pilotos de dezenas de categorias nacionais, regionais e internacionais, políticos, empresários e dirigentes do esporte e da indústria automotiva, que o Capacete de Ouro 2016 fez diversas homenagens e contemplou os melhores pilotos e navegadores brasileiros em solenidade no Salão do Automóvel de São Paulo.
“Este é um momento muito importante para nós que somos apaixonados por carros e adoramos a velocidade. Desde a primeira edição distribuímos mais de 250 troféus Capacete de Ouro, prestigiando os melhores pilotos do Brasil. Foram 20 Capacetes Especiais em tamanho real, reconhecendo pilotos da antiga geração, da atual geração e também da futura geração. E mais de 50 homenagens a pessoas importantes de nosso automobilismo nestes 20 anos”, contabiliza Isabel Reis. “Este é o papel do Capacete de Ouro e continuará sendo: valorizar os pilotos, o automobilismo e este mundo tão fascinante da velocidade. Sai ano, entra ano, passam-se momentos nas pistas a mais de 300 quilômetros por hora, e o Capacete de Ouro continuará sendo o único palanque para contar a história que vocês escrevem”, discursou a vice-presidente da Motorpress Mídia Brasil.
O piloto Felipe Massa foi uma das grandes atrações da maior premiação do automobilismo nacional. Além de ser contemplado com o Capacete de Ouro na categoria Fórmula 1, o piloto da equipe Williams também foi homenageado com uma medalha em referência à sua vitoriosa carreira na categoria máxima do automobilismo mundial. E aproveitou o momento em que está prestes a encerrar a sua carreira na F-1 para deixar um recado aos kartistas que estão iniciando no esporte: “Molecada do kart, vamos acelerar. Estamos precisando de pilotos brasileiros na Fórmula 1”. Outro colega que prestigiou o evento foi o inglês Jolyon Palmer, piloto da equipe Renault.
Além da premiação para os pilotos e navegadores de 15 categorias – Fórmula 1, Fórmula Indy, Internacional Top, Internacional, Stock Car, Fórmula 3, Brasileiro de Marcas, Mercedes-Benz Challenge CLA AMG, Mercedes-Benz Challenge C250, Nacional, Fórmula Truck, Kart, Revelação, Rali, Off Road -, e da prova Cascavel de Ouro, várias homenagens foram concedidas, como a medalha Capacete de Ouro – 20 anos para patrocinadores, promotores, dirigentes, jornalistas e apoiadores do automobilismo, e uma especial à Pedro Muffato, que está completando 50 anos de automobilismo e lançou o seu livro no evento. Além de levar também a medalha Chico Landi da CBA, o veterano piloto que se aposentará no final da temporada foi prestigiado pelo Senador paranaense Álvaro Dias, e pelo Governador Beto Richa, do Paraná, que também foi homenageado. Outra atração foi a exposição de capacetes históricos de Ayrton Senna, Nelson Piquet, Wilson Fittipaldi, Bird Clemente e Chico Landi.
Confira os vencedores do Capacete de Ouro 2016, Capacete de Prata e Capacete de Bronze, respectivamente:
Fórmula 1
Felipe Massa
Felipe Nasr
Fórmula Indy
Helio Castroneves
Tony Kanaan
Internacional Top
Lucas Di Grassi
Christian Fittipaldi
João Paulo de Oliveira
Internacional
Matheus Leist
Nicolas Costa
Victor Franzoni
Stock Car
Felipe Fraga
Rubens Barrichello
Max Wilson
Fórmula 3
Matheus Iorio
Guilherme Samaia
Thiago Vivacqua
Brasileiro de Marcas
Thiago Marques
Nonô Figueiredo
Vicente Orige
Mercedes-Benz Challenge CLA 45 AMG
Arnaldo Diniz Filho
Fernando Fortes
Luiz Carlos Ribeiro
Mercedes-Benz Challenge C250
Peter Michael Gottschalk
Cláudio Simão
Fábio Scorpioni
Fórmula Truck
Felipe Giaffone
Paulo Salustiano
Diogo Pachenki
Nacional
Lico Kaesemodel
Luca Milani
E. Berlanda/W. Berlanda
Rally
U. Bertholdo/M. Dalmut
R. Túlio/C. Valandro
R. Malucelli/G. Bordin
Off-Road
C. Baumgart/B. Andreotti
G. Spinelli/Y. Haddad
R. Varela/G. Gugelmin
Kart
Marcel Coletta
Fernando Guzzi
João Rosate
Revelação
Rafael Câmara
Gabriel Gomez
Enrico Martins