Dia quente para a Canoagem Velocidade nos Jogos Olímpicos de Lima 2019, foram três medalhas em Huacho. Isaquias é bicampeão no C1 Masculino 1000 metros. Vagner Souta ganha seu primeiro pódio individual em edições do Pan e Ana Paula Vergutz é novamente o bronze no K1 Feminino 500 metros.
Isaquias dominou a prova do C1 Masculino 1000 metros, no meio da bateria o atleta cubano Jorge Fernando chegou a ameaçar o canoísta brasileiro, mas logo Isaquias remou com força total e manteve a liderança. “A prova foi boa eu saí bem, o cubano (atleta Jorge Fernando) chegou junto nos 500 metros, daí ele começou a crescer. Mas depois eu comecei a subir mais forte e ele desistiu, daí eu conclui a prova, fui um pouco mais devagar com a remada bem baixa até o final, até para não mostrar o meu potencial”, fala Isaquias. Esta é a segunda medalha do atleta nessa categoria nos Jogos Pan-americanos, na edição passada em 2015 no Canadá ele também trouxe um ouro.
Um pouco antes da prova de Isaquias, Vagner Souta remou pelo K1 Masculino 1000 metros, o atleta fez o tempo de 3:35.960s e garantiu a medalha de bronze para o Brasil. E na prova do K2 Masculino 1000 metros junto com Edson Silva eles garantiram a 6ª posição. “A prova foi muito boa, por pouco quase consegui a medalha de prata, estou contente com o bronze”, afirma Souta. No K2 Masculino 1000 metros competindo com Edson Silva eles garantiram a 6ª colocação.
A última representante brasileira do dia a entrar na água foi Ana Paula Vergutz e ela trouxe mais um bronze disputando o K1 Feminino 500 metros onde fez o tempo de 1:54.294s. “Eu consegui fazer uma prova disputada, foi uma prova decidida no final, gostei do tempo e sei que posso melhorar muito ainda”, diz a atleta.
Também houve disputa no C2 Feminino 500 metros com as brasileiras Ângela da Silva E Andrea Santos garantiram a quarta colocação.
Mais finais nesta terça-feira (29)
No último dia de provas da Canoagem Velocidade o Brasil está na disputa por pódio em três categorias, Valdenice Nascimento compete pelo C1 Feminino 200 metros às 12h00. Já Edson Silva estará na final do K1 Masculino 200 metros, prova que acontecerá logo em seguida às 12h15. Ana Paula Vergutz fechará a participação dos brasileiros no Pan às 10h40 disputando o K1 Feminino 200 metros.