Se não passasse na força, seria na técnica. Se ainda assim não bastasse, seria na raça. Mas na fase regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude, disputada em Joinville (SC), tudo isso, somado a muita inteligência, foram utilizados para garantir uma campanha impecável da equipe de handebol feminino do Colégio Santa Maria, que obteve 4 vitórias e garantiu a vaga na fase nacional da competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil.
O ponto crucial da campanha foi o placar de 24 x 21, obtido sobre a equipe do Colégio Estadual Suzano Costa, do Rio de Janeiro. Uma vitória sobre uma fortíssima equipe, marcada pela garra da equipe cascavelense, que mesmo desfalcada de várias atletas, devido a lesões, praticamente carimbou o passaporte para a cidade de Natal (RN), entre os dias 12 e 26 de novembro.
Com uma equipe forte pela frente, o início do jogo foi dominado pela equipe fluminense, e dava a impressão que as paranaenses sucumbiriam ante a força das adversárias, mas a superação falou mais alto: “A gente viu que é capaz, né? No início do jogo a gente estava dormindo, não estava sabendo o que fazer, muito dispersas. Mas é neste momento que gente olha uma para a outra e pensa “o que a gente está fazendo aqui?’ É tanto tempo longe da família, para vir e perder? Isso não é certo! A gente pensa um pouco neste lado sentimental, e tenta colocar dentro de quadra, e deu certo”, explicou Thainá da Silva, capitã da equipe de Cascavel.
“Nós combinamos de entrar tranquilas em quadra, com calma. Se a gente conseguisse abrir, iríamos continuar, senão iríamos tirar o pé, e descansar para o jogo de amanhã”, disse Thainá, que também falou sobre a postura da equipe neste terceiro dia de competições para conseguir a virada ainda no primeiro tempo do jogo: “Acredito que motivação foi maior, a vontade dentro de cada uma de nós foi mais forte: aquele ego de querer ganhar foi maior do que querer tirar o pé”, complementou a atleta cascavelense.
Após aquela vitória, a equipe assumiu a liderança isolada do grupo, e para mantê-la, poderia até mesmo perder para a equipe do Colégio Estadual Dep. José Alves de Assis, de Goiás, desde que a diferença não fosse maior do que 27 gols. Mas após uma vitória como aquela obtida no sábado, não havia atleta que cogitasse perder a partida de domingo, já que o foco era sair de Joinville com uma campanha com 100% de aproveitamento, o que se concretizou: 25 a 10 no marcador e vaga assegurada para as paranaenses.
Agora Thainá e suas colegas já sabem que um próximo objetivo acaba de ser colocado para a reta final da temporada. “Viemos subindo degrau por degrau: fomos campeãs no Paraná por uma diferença de uma bola na partida final. Chegar aqui já foi uma grande vitória, ainda mais porque estávamos meio ‘quebradas’, com menos pessoas na equipe. Mas agora a gente vai treinar firme para chegar lá em Natal e fazer bons jogos, com a equipe recuperada, cuidando principalmente do físico. Vamos nos esforçar ao máximo, já que é um campeonato ainda mais forte. É isso! Nunca vamos desistir!”, concluiu a capitã.