Na tarde do último sábado, o Spac (SP) aproveitou o fator casa e venceu o Pé Vermelho Rugby pelo placar de 42 a 12. A partida foi válida pela quinta e penúltima rodada da primeira fase. Mesmo com a derrota e sem chances de avançar na competição, o time londrinense permanece na terceira colocação do grupo C e está perto de garantir a permanência no Super 16, a elite da modalidade no país.
– O Spac tem jogadores que já disputaram Jogos Olímpicos e que fazem ou já fizeram parte da seleção brasileira. A gente fez o nosso jogo, mas não podemos tirar o mérito do adversário. Tivemos um rendimento melhor no segundo tempo, mas não conseguimos virar o placar – diz o técnico do Pé Vermelho Rugby, William Heckler.
No outro jogo da chave, o líder Curitiba venceu o Templários, último colocado, pelo placar de 91 a 0. As equipes chegam para a última rodada da primeira fase com o time da capital paranaense já classificado para a segunda fase da competição e o Spac já garantido na repescagem, em busca de uma vaga na segunda fase.
A equipe londrinense garante a permanência no Super 16 da próxima temporada se vencer o clássico estadual contra o Curitiba, no Aterro do Lago Igapó. Se não conquistar a vitória sobre o rival paranaense, o Spac precisa vencer o Templários para que a classificação geral não se altere. Apenas o último colocado de cada grupo é rebaixado para a Taça Tupi, a segunda divisão do rugby brasileiro.
– Vai ser o quarto jogo nosso contra o Curitiba em 2018, é um adversário que a gente conhece bem. Eles estão muito bem no Super 16, com 100% de aproveitamento, venceram por placares impressionantes. É a nossa última rodada no campeonato. O que nos resta é ir para cima – conclui Heckler.
Super 16 – Campeonato Brasileiro de Rugby
Classificação
Grupo C
Curitiba – 25 pontos
Spac – 15 pontos
Pé Vermelho – 6 pontos
Templários 4