A Superliga masculina 2024/25 termina a primeira rodada do returno com o mesmo líder da última rodada do turno. Após perder a primeira colocação antes de entrar em quadra, o Sada Cruzeiro retomou a dianteira da competição nesta quinta-feira (9). Com o ponteiro Douglas Souza eleito o craque do jogo, o time celeste bateu o Praia Clube, de Uberlândia, por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 32/30 e 25/16. Desta forma, os comandados do técnico Filipe Ferraz chegaram aos 32 pontos, três a mais que o Itambé Minas, segundo colocado. Apesar do revés, a equipe praiana permaneceu em quarto lugar, com 22.
Ganhador do troféu VivaVôlei, melhor em quadra, Douglas Souza foi o segundo maior pontuador do Sada Cruzeiro na partida, com 11 acertos. Ele marcou nove em ações ofensivas, um de bloqueio e mais em ace. O líder em acertos do confronto foi o oposto Wallace, com 17 bolas no chão. O capitão do time cruzeirense contribuiu com 12 em ataques ou contra-ataques, dois em tocos e mais três em saques diretos. Do lado do Praia, a dupla que mais festejou foi a composta pelo oposto Franco e pelo ponteiro Maicon, ambos com 16.
Os saques e contra-ataques foram decisivos para o triunfo do Sada Cruzeiro. Com oito aces contra dois, além de outros serviços que dificultaram os passes praianos, o clube cruzeirense acabou tendo mais possibilidades de contra-ataque e Wallace apareceu bem nesses momentos. Na somatória do setor ofensivo, o time dirigido por Filipe Ferraz teve oito acertos a mais: 44 a 36. Apesar de menos pontos diretos em bloqueios (7 a 8), o time celeste amorteceu mais bolas, gerando mais contra-ataques. Dos oito aces, Wallace e o ponteiro Vaccari fizeram três cada um.
Facilidade e equilíbrio
No primeiro set, o Sada Cruzeiro venceu por dez pontos de diferença: 25 a 15. Desses dez, três foram em erros, com o Praia cometendo seis contra três. Apesar da igualdade em pontos de bloqueio (3 a 3), o time celeste usou melhor o paredão amortecendo mais quatro bolas, proporcionando lances de contra-ataque. O levantador Matheus Brasília distribuiu de forma homogênea e colocou os atacantes em jogo, com Wallace liderando com cinco, os centrais Lucão e Douglas Souza, com três, e o ponteiro Rodriguinho, também com três. Maicon fez quatro, com o ponteiro Lucas Loh e e Franco, com três.
A segunda parcial foi a única equilibrada e com emoção. O set parecia interminável e só foi acabar com 32 a 30 para o Sada Cruzeiro. E contra-ataque e saque foram determinantes. O placar mostrava 30 a 30 e, com ace de Wallace, em falha de recepção de Maicon, o time cruzeirense abriu 31 a 30. No lance seguinte, após longo rally, Douglas Souza recebeu de Matheus Brasília e soltou o braço, impossibilitando a defesa de Maicon: 32 a 30. Franco anotou dez pontos e Maicon teve nove acertos. Já no Cruzeiro, Wallace contribuiu com oito, Douglas Souza, seis, e Otávio e Lucão, cinco.
Set de Vaccari
Após equilíbrio, o Sada Cruzeiro voltou a dominar e ganhou por nove de vantagem: 25 a 16. E a ampla superioridade se deu por causa da agressividade no saque, 4 a 0 em aces, sendo três de Vaccari, e a eficiência ofensivas, com seis acertos a mais: 14 a 8. Vaccari com cinco pontos de ataque e Douglas Souza com quatro fizeram, sozinhos, mais do que o Praia: 9 a 8. Vaccari foi o nome da última parcial com total de oito bolas no chão. Wallace e Douglas Souza apareceram com quatro. Pelo time de Uberlândia, os dois destaques foram Franco e Maicon, com três.