O Pato Futsal completa 10 anos de história nesta terça-feira, 25 de agosto. Um sonho que se tornou realidade e referência aos adeptos do futsal. O Pato Futsal é tradição, não é moda. É uma só paixão para milhares de torcedores. Nem mesmo um segundo se perde na memória, que apresenta desenvolvimento e glórias recentes.
O projeto foi idealizado em 2010 por Luiz Sérgio Lavarda, o Lavardinha, presidente do clube. O Pato também é um marco da retomada do futsal na cidade, resgatando a tradição vitoriosa do Grêmio e do Atlético Patobranquense.
A tradição herdada por Lavardinha também remete ao legado deixado por seu pai, Dolivar Lavarda (em memória), quem sempre trabalhou por transformar o esporte num agente de inclusão social, sendo também a síntese do espírito do futsal pato-branquense: competente, exigente, obstinado e vencedor.
Em quadra, o Pato Futsal vem alcançando resultados expressivos anualmente. A equipe conquistou a Série Prata do Paranaense de Futsal em 2016. No ano seguinte garantiu o título do estadual Série Ouro, além de se tornar um orgulho nacional. No mesmo ano, o Pato Futsal disputou pela primeira vez a Liga Nacional de Futsal. “Estar na maior competição do futsal brasileiro elevou o nome da equipe, da cidade, dos patrocinadores e de todos os profissionais que trabalham pelo clube. Neste contexto também foi apresentado ao mundo a tradição da torcida mais vibrante do futsal brasileiro”, destacou o presidente.
Em 2018, o ano mais vitorioso da história do clube. O Pato Futsal se tornou o primeiro time paranaense campeão de uma edição da Liga Nacional de Futsal. No mesmo o ano, o Pato conquistou a Liga Sul de Futsal e a Taça Brasil de Clubes. Pela primeira vez, o Pato também foi apontado entre as 5 melhores equipes de futsal do mundo, pelo FutsalPlanet, tradicional prêmio da modalidade.
O DNA de campeão esteve presente mais uma vez na temporada 2019. O Pato Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Nacional de Futsal. Se em 2018, foi em Erechim (RS), na casa do Atlântico, no ano seguinte, o triunfo foi comemorado em Sorocaba (SP), após vitória por 6 a 0 na grande decisão. Em três anos de Liga Nacional, dois títulos.
Mais uma vez, o Pato acabou sendo premiado como uma das cinco melhores equipes de futsal do mundo. A equipe também teve o treinador Sergio Lacerda eleito dois anos seguidos o melhor da competição nacional e entre os 10 melhores do mundo. “Não é todo dia que se ganha e as conquistas ratificam o trabalho. Cada conquista tem um sentimento especial, diferente, mas em todas elas nós sabemos como vencemos, o caminho até o título”, disse.
As premiações também se estenderam aos atletas, tendo os dois craques das últimas edições da Liga Nacional (Danilo Baron e Djony). O Pato Futsal conta com atletas convocados constantemente para a Seleção Brasileira de Futsal. “Pato Branco é uma cidade que respira futsal e que venham os próximos 10 anos de muitas glórias. É um prazer defender este clube”, destacou Djony.
O clube também incentiva a formação e lapidação de jovens talentos. A equipe trabalha com as categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Outro marco importante ao longo dos 10 anos é a mobilização por causas solidárias. “O Pato Futsal acredita que, ao auxiliar a sociedade, pode colaborar para um futuro melhor, por meio do sentimento de união, disciplina e comprometimento que o esporte transmite. Ao longo da trajetória, o Pato vem prezando pela educação e socialização”, completou o presidente Luiz Sérgio Lavarda.
Nesta terça-feira (25/08), data do aniversário, o Pato Futsal recebe o Dois Vizinhos, às 20h15min, no Ginásio Dolivar Lavarda. A partida marca a estreia da equipe na Série Ouro do Paranaense 2020.