Vencedor da Corrida de Duplas que abriu a temporada passada da Stock Car, Ricardo Maurício voltou a brilhar. Desta vez, ao lado do jovem e talentoso Guilherme Salas, o dono do carro #90 comemorou a pole-position conquistada na tarde deste sábado (5) em Curitiba. A dupla apostou no equilíbrio e conquistou boas voltas tanto com o titular, Maurício, como também com Salas. No regulamento que compreende a média de tempos entre titulares e convidados, a dupla alcançou a pole-position, com Rubens Barrichello e Augusto Farfus em segundo lugar e Thiago Camilo e Lucas Di Grassi em terceiro.
Ao fim da classificação e durante a comemoração, Salas não escondeu as lágrimas de emoção pela conquista. Por sua vez, Maurício parte como favorito, uma vez que ele é detentor de nada menos do que quatro vitórias na Curitiba, que recebe pela última vez a Stock Car no domingo.
Valdeno Brito e Átila Abreu, sempre fortes em classificação, ficaram para trás, em 13º e 14º, respectivamente, no G1. O paraibano, no entanto, criticou a postura de Átila por tê-lo atrapalhado em sua volta rápida. Átila disse que Valdeno ameaçou e “o chamou pra porrada”, o que foi prontamente negado por Brito em entrevista ao canal SporTV pouco depois. Átila substituiu Valdeno como piloto da A.Mattheis nesta temporada.
E Girolami foi o único do G2 a entrar no rol dos dez primeiros dentre os titulares na classificação. Bia Figueiredo marcou um bom 11º tempo, colocando Marcos Gomes apenas em 12º. Luciano Burti e Rafael Suzuki vieram na sequência, enquanto Ricardo Zonta completou a relação dos quinze melhores colocados. A partir de então, a missão ficava por conta dos pilotos convidados, o que deixava o desfecho da classificação bastante imprevisível.
A primeira grande volta do Grupo 3 foi de Lucas Di Grassi, que anotou 1min19s397 para se colocar na frente, com Augusto Farfus, conhecedor como poucos do Autódromo de Curitiba, vindo em segundo, 0s212 atrás. Destaque para a bela volta obtida pelo belga Maxime Martin, convidado de Valdeno Brito, que vinha provisoriamente em quarto.
Mas a experiência acabou falando mais alto, com dois pilotos de grande quilometragem na Stock Car se colocando na frente: Vitor Meira, convidado de Max Wilson no #65 da RC, anotou 1min19s288, apenas 0s018 mais rápido que Antonio Pizzonia, que competiu nos últimos anos como piloto da Mico’s. Sem a mesma experiência dos seus pares, Laurens Vanthoor, dupla de Ricardo Zonta, se posicionou em terceiro. Terceiro que virou quarto porque, em seguida, Farfus foi além, superou Meira por apenas 0s001 e colocou o #111 do titular Barrichello na frente.
A hora da verdade veio com os 16 pilotos do G4 na pista, que se apresentava bem mais quente naquele momento. Os melhores tempos desta última fase de classificação só começaram a aparecer nos minutos finais. Durante sua tentativa de volta rápida, Fabio Carbone acabou rodando seu carro #45 da Mico’s, mas sem maiores interrupções. César Ramos, convidado de Thiago Marques no carro #1 da RZ, foi o mais rápido do G4, mas longe, bem longe do tempo de Farfus: 0s556.
No fim das contas, valeu a melhor média estabelecida por Maurício e Salas, que comemoraram a primeira pole-position da temporada 2016 da Stock Car.