Noite mais do que especial para o Athletico-PR nesta quinta-feira, 27. A equipe entrou em campo diante do Aucas, na Sul-Americana, no jogo que também marcou a despedida de LuchoGonzález como jogador profissional. O presente de despedida foi simplesmente a goleada por 4 a 0 pela última rodada da primeira fase final da Sul-Americana. O resultado garantiu ao Furacão a primeira colocação e a classificação para as oitavas de final. Com o resultado, o Athletico somou 15 pontos, e está na primeira colocação do Grupo D. O Melgar foi o segundo, com 10 pontos, no empate sem gols com o Metropolitanos. Dessa forma, o Furacão está nas oitavas de final e enfrenta um dos terceiros colocados da Libertadores. O sorteio dos confrontos será na próxima terça-feira, 1, mas a Sul-Americana só volta após a Copa América, em julho. O jogador argentino começou o jogo como titular, atuou por quatro minutos e foi substituído por Christian. Agora aposentado, ele vai trabalhar na comissão técnica do Athletico-PR. Para dar o tom de despedida, o combinado era de que Lucho ficasse só três minutos em campo, como homenagem ao número de sua camisa, mas a bola não saiu e nem o jogo parou nesse momento. Com isso, o meia tocou nela apenas uma vez nesse período. Antes da partida, o agora ex-atleta de 40 anos recebeu homenagens do clube, que mudou a sua foto nos perfis das redes sociais e promoveu alguns vídeos. Já torcedores fizeram faixas e cantaram em idolatria ao argentino na chegada do ônibus.
“As conquistas que consegui com os grupos são os momentos mais importantes. Queria agradecer o carinho que recebi hoje e na minha carreira”, disse em entrevista coletiva. A ideia do clube e do próprio jogador era pendurar as chuteiras com a presença da torcida atleticana na Baixada. No entanto, o cenário incerto da pandemia de coronavírus no Brasil impediu que esse planejamento inicial fosse realizado.
O jogo da despedida
O Athletico-PR entrou motivado para o jogo e se aproveitou das facilidades colocadas pelo Aucas, já eliminado e com o time cheio de reservas. Christian, que entrou no lugar de Lucho, homenageado em sua aposentadoria, marcou com a assistência de Nikão e foi até o banco bater continência para o capitão. O Athletico ainda apresentava lentidão nas saídas de bola, mas tinha Nikão em uma noite inspirada. Foi dele a segunda assistência, dessa vez para a cabeça de Abner, que fez o segundo. O segundo tempo começou com o Aucas tentando ensaiar uma reação, mas sem conseguir. O Athletico assistia ao jogo, e buscava espaço sem apertar, mas tinha qualidade e os belos gols de Vitinho. Ele recebeu a bola perto da área, girou e mandou forte sem defesa e que manteve o controle atleticano. O Athletico então passou a trocar jogadores e testar alguns com menos rodagem e o gol que decidiu ainda veio com Carlos Eduardo.
Como fica?
Agora, o Athletico espera o sorteio na próxima terça-feira para saber quem irá pegar nas oitavas de final da Sul-Americana. No Brasileiro, o time estreia neste domingo, 30, contra o América-MG, na Arena da Baixada.