De forma geral, o torcedor mais apaixonado pelo Operário Ferroviário trata todas as partidas de forma igual. Não está errado. Afinal, todas valem os mesmos três pontos. E, desde que está na Série B do Campeonato Brasileiro, o Fantasma se ambientou a jogos contra adversários de peso do cenário nacional. Casos de Cruzeiro, Vasco e Botafogo. Nesta quarta-feira (27), o tradicional Grêmio entra na lista.
O Operário pega o clube gaúcho, às 19h, em Ponta Grossa, pela quarta rodada da Série B. A expectativa é de Germano Krüger lotado. Cerca de 10 mil torcedores são aguardados. Ingressos para os setores Ouro e Diamante do estádio foram esgotados na manhã desta terça (26). A carga de mil entradas para os visitantes terminou na semana passada. Até o meio da tarde restavam somente bilhetes para o Setor Prata (arquibancada descoberta).
O Grêmio – que ostenta passado de dois Brasileiros, cinco Copas do Brasil, três Libertadores e um Mundial – vai encarar a paixão dos alvinegros em condição de igualdade com o Operário na classificação. Após três jogos, as duas equipes somam quatro pontos. O Tricolor tem pequena vantagem no saldo de gols. Por isso ocupa o sexto lugar, enquanto o Fantasma é nono.
Mudanças
O Operário deve ter até duas mexidas na escalação, segundo o técnico Claudinei Oliveira. Uma delas é a saída de Felipe Garcia, que deve dar lugar a um meio-campista. A alteração vai trazer a formação tática para o 4-4-2. Tomás Bastos e Ricardinho brigam pela vaga.
Existe também a possibilidade de volta do meia Marcelo, que pegou virose no dia da viagem a Recife e não embarcou para enfrentar o Náutico. Ele é uma das peças consideradas fundamentais para consistência do time.
Os demais setores seriam avaliados fisicamente por conta do desgaste, mas, do ponto de vista técnico, não devem passar por alterações para o duelo com o Grêmio.
Gaúchos
O Grêmio fez o último treino em Curitiba, na véspera da partida. O técnico Roger Machado deve fazer apenas uma mudança na escalação. Rodrigo vai ocupar o lugar do lesionado Edílson na lateral direita. O restante da escalação será a mesma que derrotou o Guarani por 3 a 1, incluindo o experiente atacante Diego Souza, autor dos três gols sobre o Bugre.
Ficou de fora da viagem o centroavante Elkeson. Ele ainda acerta questões burocráticas da transferência da China para o Brasil.
Retrospecto
Esta não é a primeira vez que Operário e Grêmio se enfrentam. Os dois clubes já estiveram frente a frente em duas oportunidades no ano de 1962, ambas pelo Campeonato Sul Brasileiro de Clubes Campeões. O Operário conquistou vaga pelo título da Regional Sul do Paranaense 1961.
O Fantasma perdeu as duas partidas há 60 anos: 1 a 0 no Germano Krüger; 4 a 1 no Rio Grande do Sul. O único gol alvinegro do confronto foi anotado por Leocádio.
Quem relembra a história é o médico Ângelo Defino. “O Sul Brasileiro também foi chamado de Torneio da Legalidade, pois queriam dar o golpe em 1962 no João Goulart e o Leonel Brizola impediu. O troféu era Governador Leonel Brizola”, recorda-se o torcedor e historiador do Fantasma.
Ficha Técnica
Operário: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; André Lima, Fernando Neto, Tomás Bastos (Ricardinho) e Javier Reina; Thomaz Santos (Marcelo) e Paulo Sérgio. Técnico: Claudinei Oliveira
Grêmio: Brenno; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Campaz, Gabriel Teixeira e Diego Souza. Técnico: Roger Machado
Data/Horário: 27/04/2022 (quarta-feira), às 19h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP) auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) | VAR: Vinícius Furlan (SP)