A quinta etapa do TCR South America Banco BRB terminou com vitórias de Ignacio Montenegro e Rafael Suzuki no tradicional palco do Autódromo Eduardo P Cabrera, em Rivera, no Uruguai. Foi a quarta vitória de Nacho Montenegro em seis corridas no certame das corridas curtas e a primeira de Rafael Suzuki na categoria.
Ambos dominaram de ponta a ponta em suas vitórias e pouco tiveram ameaçadas as lideranças. Na corrida 1, Damián Fineschi foi o segundo e Pedro Cardoso o terceiro. Na segunda prova, todas as nacionalidades subiram ao pódio. Suzuki no degrau mais alto pelo Brasil, Bernardo Llaver em segundo pela Argentina e Frederick Balbi em terceiro pelo Uruguai. A desafiadora pista de Rivera entregou disputas intensas em todas as partes do pelotão durante todos os minutos de prova.
Na copa Trophy, vitórias de Fábio Casagrande na corrida 1 e do local Enrique Maglione na corrida 2.
Montenegro ampliou sua vantagem na liderança e agora soma 253 tentos contra 209 de Raphael Reis. Na Copa Trophy, a liderança segue com Fábio Casagrande.
A próxima etapa do TCR South America Banco BRB acontece no dia 20 de agosto, em El Pinar, no primeiro dos dois eventos do TCR World Tour na América do Sul.
As corridas:
Corrida1
O dia começou nublado e ventando muito em Rivera para a quinta etapa do TCR South America Banco BRB. A temperatura era amena na cidade uruguaia, na casa dos 18º e 25º de temperatura na pista.
Nacho Montenegro saltou bem e manteve a primeira posição. Pedro Cardoso foi ofensivo contra Damián Fineschi, mas o Peugeot defendeu bem a segunda posição. Problemas para os dois carros da W2 Pro Gp. Reis teve um toque lateral na largada, que fez o brasileiro ter que se resguardar. Já Galid Osman foi tocado por Casella, perdendo diversas posições.
Líder da Trophy, Enrique Maglione recolheu para os boxes com problemas de motor e Rafael Suzuki saltou de 21º para 14º.
O Lynk & CO #8 abandonou também com problemas de motor. O piloto brasileiro recolheu para a pista de suporte. Porém, a máquina deixou resquícios de óleo na pista, fazendo com que outros competidores perdessem o ponto de freada e escapassem para a área de escape onde o #8 estava parado.
O safety-car foi acionado para limpar o óleo da pista e a corrida foi neutralizada para limpeza da pista.
Com oito minutos para o fim, relargada anunciada e ordem mantida das posições. Cardoso chegou com mais ação nos minutos finais e atacava Fineschi. As investidas do brasileiro deram certa folga para Nacho Montenegro na frente e trouxe para a disputa pela segunda posição o Corolla TCR de Bernardo Llaver.
A freada da reta oposta era o ponto favorito de ataque para o brasiliense do Elantra #43. Mas, Fineschi se defendeu com maestria das investidas do brasileiro.
Nacho Montenegro venceu a corrida 1 com Finschi e Cardoso completando o pódio. Pela Copa Trophy, vitória do líder Fábio Casagrande.
Corrida 2
Rafael Suzuki reagiu bem ao apagar das luzes e sustentou o ataque de Bernardo Llaver. Frederick Balbi era o terceiro, Casella o quarto e Raphael Reis completava o top5. Pedro Cardoso conseguiu passar Damián Fineschi e assim também fez Galid Osman. Llaver seguia insinuando o ataque contra Suzuki, enquanto isso, Balbi se aproximava do Corolla #17 do argentino.
Cardoso e Galid se encontraram na pista e o #28 levou a pior, recolhendo para os boxes. Diego Nunes foi punido com um drive through.
Reis seguia apertando o ritmo contra Casella, mas não conseguia achar o momento para completar a manobra contra o uruguaio. A disputa aproximava Montenegro da briga também. Na frente do pelotão, Suzuki já tinha vantagem de 3s para Llaver. Maglione liderava na Trophy.
A disputa mais intensa da prova seguia entre Reis e Casella, na metade da prova ele emparelhou com o Civic Type R do uruguaio e fez a reta oposta roda com roda, os pilotos dividiram a tomada da última chicane, mas Casella permaneceu na frente. A disputa possibilitou a chegada de Bessone e Fineschi, que passaram o brasileiro, assim como Montenegro.
Suzuki seguia soberano na liderança. Montenegro e Reis passaram Fineschi na abertura da volta 16. Maglione seguia na frente da Copa Trophy.
Com sete minutos para o fim, Diego Gutierrez acertou o muro com seu Peugeot #55 e Guilherme Reischl também teve problemas com seu carro e recolheu para a grama. Com os dois carros parados, Safety Car nos minutos finais e pelotão reagrupado. A prova terminou sob regime de safety-car, com vitória de Rafael Suzuki. Llaver foi o segundo e Balbi o terceiro. A vitória na Copa Trophy ficou com o uruguaio Enrique Maglione.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz. Quem acompanhou o fim de semana, sabe que tivemos um motor quebrado no treino 1, tivemos de trocar para a classificação, os caras tiveram de trabalhar três vezes mais para poder participar. E isso só aumenta o sabor da primeira vitória. Poderíamos tentar a pole, mas estudamos o regulamento. Minha primeira vez no Uruguai, minha primeira vitória no TCR, vou para casa com um troféu.”
Rafael Suzuki
“Foi complicado antes do safety car, afinal você não sabe onde frear com o óleo, mas consegui ficar na frente. Depois disso foi uma corrida de cabeça, sabíamos que alguns contratempos poderiam acontecer. Foi cuidar do carro e trazer ele para casa. A disputa pela segunda posição em um circuito difícil de ultrapassar, nos ajudou muito na vitória.”
Ignacio Montenegro
“Tivemos problemas na direção durante todo o fim de semana, a equipe trabalhou muito para deixar o carro inteiro para a corrida, até por isso estou muito emocionado. Ficaram até tarde tentando solucionar os problemas e conseguimos mesmo assim sair com bons pontos aqui de Rivera.”
Bernardo Llaver
“Sabia o que fazer para cuidar do carro, estou orgulhoso do pessoal da equipe PMO Racing. Demos um salto de qualidade grande desde o começo do ano. Em Termas e em Interlagos o carro já parecia melhor. O lastro na corrida principal foi um fator e fico feliz com o resultado dessa corrida.”
Damián Fineschi
“Muito feliz com a corrida, acredito que tinha um carro para vencer a corrida, mas não estava fácil de passar aqui, feliz com o desempenho e agora é pensar corrida a corrida que a vitória vai chegar.”
Pedro Cardoso
“Muito contente com meu primeiro pódio na categoria. Trabalhamos bem no fim de semana e o carro tem um ritmo de corrida muito forte, consegui disputar posição com o Bernardo durante a prova e achei que ia ter a chance de atacar após o safety car.”
Frederick Balbi
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