Pela 11ª vez nas últimas 12 temporadas, o basquete de Ponta Grossa está classificado para a fase final do Campeonato Paranaense Série Ouro. Na noite desta segunda-feira (6), a equipe masculina da Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG) venceu a ADRM Maringá por 80 a 64, em duelo disputado no Ginásio Borell du Vernay, e confirmou vaga no ‘Final Four’ que vai definir o campeão estadual da temporada 2023 com uma rodada de antecipação.
Jogando em casa, a ‘piazada’ de Ponta Grossa dominou a partida durante os 40 minutos e teve mais uma vez o armador Wilsinho como cestinha: foram 37 pontos do atleta campeão brasileiro com a camisa da nossa cidade. “Tivemos alguns momentos de instabilidade no jogo, mas é importante ressaltar a qualidade da equipe deles e também a nossa tranquilidade para fechar o jogo”, avalia o armador.
A participação da Liga Desportiva no Paranaense 2023 conta com o patrocínio da UniSecal, Restaurante Raffinato, Panificadora da Maria, Laboratório Oscar Pereira e Prefeitura de Ponta Grossa – através de convênio com a Secretaria Municipal de Esportes (SMESP). O elenco também conta com o apoio das academias SmartFit e Core Brasil, Clínica da Imagem, Odonto Excellence e Hospital São Camilo.
Com a vitória, a terceira no Paranaense, a LDPG busca agora a 3ª colocação na classificação geral: no próxima terça-feira (14), o time comandado pelo professor Milos Alexander visita a Sociedade Thalia, em Curitiba, e pode perder por até 11 pontos de diferença que ainda confirma a posição atrás apenas dos líderes Pato Basquete e APVE Londrina.
Histórico
Mesmo com uma equipe repleta de atletas abaixo dos 19 anos de idade, a Liga Desportiva mantém a tradição de Ponta Grossa em estar entre as melhores equipes do Paraná: desde 2012, a cidade – com equipes da própria LDPG e também do projeto Novo Basquete Ponta Grossa – conquistou quatro títulos estaduais, outros cinco vice-campeonatos e uma medalha de bronze.
Desde 2012, o único ano em que Ponta Grossa ficou de fora reta decisiva do Estadual foi em 2020, no auge da pandemia, onde o NBPG disputou a Chave Prata do Paranaense e conquistou o título. Presente na maior parte das campanhas, o hoje técnico e ex-jogador Milos Alexander destaca a força e tradição da modalidade no município.
“Tivemos uma equipe universitária que conquistou grandes títulos para Ponta Grossa na última década e hoje temos a oportunidade de dar continuidade a esta história com uma base sólida e cada vez mais forte, o que nos orgulha muito”, destaca o comandante das equipes sub-15 a sub-19 da LDPG.