O tênis brasileiro estará em peso na chave principal do Australian Open, que já começa neste sábado (11). Ao todo, quatro tenistas do Brasil estão confirmados no torneio e já sabem seus confrontos iniciais. Bia Haddad e Thiago Wild já eram presenças certas na competição, enquanto Thiago Monteiro e João Fonseca conquistaram suas vagas pelo qualificatório. O jovem carioca, inclusive, fará a sua estreia em Grand Slams na carreira.
Nova sensação do tênis mundial, João Fonseca não terá um caminho fácil na sua primeira participação no Australian Open. O brasileiro, de apenas 18 anos, enfrentará o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo. Rublev, de 27 anos, já foi top-5 do mundo e acumula 16 títulos na carreira.
Já Bia Haddad (16ª do ranking), principal tenista do Brasil na atualidade, jogará contra a qualifier argentina Julia Riera (147ª), em confronto inédito no circuito profissional. A brasileira vem de uma eliminação precoce na chave de simples do WTA de Adelaide, mas está na final de duplas do torneio australiano.
Número 1 do Brasil no masculino, Thiago Wild fará a estreia diante do húngaro Fabian Marozsan. Esta será uma chance do brasileiro buscar uma revanche contra o rival que já o eliminou no Masters 1000 de Indian Wells em 2024. Wild ocupa o 76º posto ranking mundial, enquanto Marozsan é o 57º.
Por fim, Thiago Monteiro também conheceu o seu primeiro adversário na chave principal do Australian Open. Vindo do qualificatório, o brasileiro número 109 do mundo enfrentará o experiente japonês Kei Nishikori, que retornou recentemente ao top 100. Esta também será uma oportunidade de revanche para Monteiro, que perdeu o único confronto direto na grama de Wimbledon.