A Divisão Especial do Campeonato Paranaense de Handebol Juvenil começou neste sábado, dia 07 de maio, com partidas equilibradas, apresentado o bom nível técnico das 18 equipes participantes. As disputas acontecem nos ginásios de esportes Alcides Pan e Aldanir Angelo Rossoni (antigo CCR), em Toledo.
Com um time reformulado, os donos da casa estrearam na competição com derrota por 21 a 27 para Prefeitura de Arapongas/Ahandara/Ceem, que somou os primeiros pontos na tabela de classificação. Conforme o técnico, Mauro Ansolin (Pato), erros no ataque e no sistema defensivo desenharam o panorama do jogo. “A defesa falhou e não conseguimos fazer boas finalizações, não acredito que o peso da estreia e de jogar em casa tenha contribuído para a equipe não mostrar todo seu desempenho, é um time novo, todo reformulado, conta apenas com dois jogadores do ano passado, então agora vou procurar na base da conversa ajustar a nossa defesa e melhorar o ataque para que consigamos jogar melhor os próximos jogos”, enfatizou Ansolin.
Apesar da vitória, o treinador de Arapongas, Levi Xavier, avaliou que o elenco precisa jogar com mais calma e menos ansiedade, atitude que pode colaborar para diminuir o número de erros cometidos durante uma partida. “Todos os atletas que participam da competição foram lapidados pelos treinadores de Arapongas, motivo de muito orgulho pra mim. Nesta temporada contamos com 16 atletas, dos quais apenas quatro são de 1998, então é uma equipe nova, que ainda tem muito pra evoluir. Acredito que o desgaste da viagem e a ansiedade tenham levado os atletas a cometer alguns erros, os quais oportunizaram os adversários marcarem, no geral avalio positivamente nosso jogo, é muito bom começar uma competição com vitória”, destaca Xavier.
Para disputar o estadual, a seleção da Ahpa/FundEsportes/Paranaguá percorreu mais de 500 quilômetros, porém o cansaço da viagem não desmotivou o elenco que tem como objetivo terminar a competição entre as melhores equipes do Estado. O primeiro passo, o time deu neste sábado, ao vencer CHC/AC5/Cascavel/Unimed por 18 a 11. “Mesmo com o desgaste da viagem e sem dormir direito, o time se comportou bem em
quadra. O jogo transcorreu bem até a defesa de Cascavel acordar e vir forte pra cima do nosso ataque, mas conseguimos nos sobressair, trabalhamos com o número máximo de atletas, apesar de ser nova, a equipe tem bastante potencial. Este elenco já vai disputar os Jogos Abertos este ano e no próximo queremos formar uma equipes com estes jogadores para participar da Chave Bronze do adulto”, mencionou o professor Flávio Carvalho.
Para coroar a vitória dos parnanguaras, o goleiro Alberto Alves Pires Neto foi eleito o atleta destaque da partida. “É um goleiro muito bom, fez um excelente jogo hoje”, frisou Carvalho.
Na rodada de abertura da primeira fase classificatória foram realizados 14 confrontos do total de 27 que serão realizados. As disputas prosseguem neste domingo, dia 08 de maio. A programação completa e os resultado da primeira rodada pode ser conferida clicando no link www.paranahandebollhpr.com/competicoes/sub18-juvenil/chave-ouro.
O Campeonato Paranaense de Handebol Juvenil/Sub-18 conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Faculdade Assis Gurgacz, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e ainda tem o apoio das empresas Taluana Sports e Caio Eventos.