Acontece nessa quinta-feira, 9 de junho, a abertura da fase regional da 59ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, a maior competição de alto rendimento do Estado. Organizado pela Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná (SEET), o evento terá disputas em dois finais de semana, 10 a 12 de junho e 22 a 24 de junho, em 12 cidades-sedes, distribuídas em todas as regiões do Estado: Guaratuba, Ivaí, Bandeirantes, Centenário do Sul, Paraíso do Norte, Francisco Alves, Peabiru, Matelândia, Coronel Vivida, Quedas do Iguaçu, Palotina e Lidianópolis.
Com um investimento de 6.5 milhões de reais por parte do Governo do Estado do Paraná, através da SEET, a competição terá a participação de 11.600 atletas em sete modalidades; basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei.
“Este evento envolve todo o Paraná, suas regiões, municípios, milhares de pessoas e especialmente seus grandes personagens, os atletas. Só isso justifica nosso investimento. Aproveito para reafirmar a orientação desde o primeiro dia de nossa administração: os esportes são, sobretudo, uma manifestação de coletividade, de superação, de prática e crença no desenvolvimento social”, disse o governador Beto Richa.
O secretário de Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, acredita que os Jogos Abertos desse ano serão beneficiados pelo clima esportivo que o Brasil respira com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de janeiro.
“Nesse clima de Olimpíada e Paralimpíada que vivemos no Brasil, os tradicionais Jogos Abertos estão ainda mais valorizados. É a oportunidade da população ver alguns dos principais atletas do Estado em ação. Além disso, a movimentação de atletas contribui com a economia dos municípios-sedes gerando renda e empregos temporários”, disse Douglas Fabrício.
Os campeões das sete modalidades em disputa na fase regional B conquistam a oportunidade de participar da fase final B, em Apucarana, entre os dias 26 de agosto a 01 de setembro. Já na fase final A, em Guarapuava a competição ganha o acréscimo de outras 14 modalidades.