Karina Vasconcelos e Bruna Martins Canonici são duas atletas paranaenses que, hoje, arbitram jogos de Handebol em todo o Brasil. Começaram a praticar esta modalidade esportiva ainda meninas e cresceram se dedicando aos esportes.
As jovens atletas e árbitras participaram na semana passada, em Iquique, no Chile, de Curso para Árbitro Continental, indicadas pela Confederação Brasileira de Handebol. Elas foram aprovadas em todos os critérios.
“Passamos por testes físicos, avaliações teóricas e práticas e ainda atuamos na competição – Handball SCA Sub 17, Iquique 2024 – Sul-Centro Americano de Handebol, maior torneio de beach handebol da América que reúne as melhores equipes do Continente. Isto nos credencia a arbitrar jogos internacionais”, disse Karina, nascida em Alto Paraná. Bruna é de Colorado, também no Noroeste do Estado.
A árbitra, que começou a praticar a modalidade aos nove anos de idade, na pequena cidade de Alto Paraná, disse que foram meses de preparação, estudos, parte física e idioma para a realização do curso internacional.
Karina fez o curso de árbitra na Federação Paranaense de Handebol em 2017 e, em 2019, passou na prova para árbitra nacional pela CBHB. Hoje é árbitra de Handebol de Praia. Bruna, além de Árbitra é triatleta.