A equipe de arbitragem do Campeonato Pan-Americano Adulto de Seleções contará com três paranaenses. Membro da Comissão de Árbitros da Confederação Sul-Americana de Balomano (Cosba), Esilo de Melo assume a função de delegado técnico na competição.
Enquanto Juliana Lima e Sandra Quadros participam, entre os dias 09 e 19 de junho, do curso GRTP-IHF, que qualifica as profissionais à categoria de árbitras continental e internacional. A capacitação será ministrada por Ramon Gallego, membro da Comissão de Árbitros da PRC-IHF, e por Sálvio Pereira Sedrez, presidente da PRC-PATHF. Entre as atividades estão avaliação teórica, física, testes de vídeos e avaliação prática, oportunidade que as paranaenses vão atuar no Pan-Americano de Seleções. Além delas também participam do curso a dupla de Alagoas, Tarsis e Dnaldo.
Seleção Brasileira
O Campeonato Pan-Americano Adulto de Seleções começa neste sábado (11.06), em Buenos Aires, na Argentina, data que a equipe verde e amarela estreia contra os paraguaios, às 20 horas, no ginásio de esporte Tecnopolis. A equipe brasileira também conta com o reforço dos atletas paranaenses Haniel Vinícius Inouê Langaro, Henrique Selicani Teixeira e Leonardo Felipe Sampaio Santos.
O Brasil está no grupo B e no caminho até as semifinais a Seleção Brasileira pega a equipe de Porto Rico no domingo (12), a Colômbia na segunda-feira (13), os Estados Unidos na quarta-feira (15), e o Uruguai na quinta-feira (16).
Este ano a competição continental será mais longa do que de costume, já que 12 países buscam as medalhas e também três vagas para o Mundial da França, em janeiro de 2017. Além destes objetivos, o Brasil busca no Pan um aquecimento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, daqui a dois meses.
Jordi Ribera, técnico da Seleção Brasileira, destaca que a principal meta do Brasil é uma das vagas para o Mundial. “O Pan-Americano distribui três vagas para o Mundial da França e esse é sempre o primeiro objetivo. Depois, como é normal, queremos tentar ganhar o campeonato. Nestes últimos anos sempre tivemos uma briga na
final contra a Argentina. Mas, antes de chegar lá, será uma competição longa e para nós será muito importante para podermos praticar algumas coisas que temos feito durante os treinamentos”, explicou.