A Liga Ouro 2016 enfim chegou a sua decisão. Campo Mourão Basquete e CR Vasco da Gama abrem a série melhor de cinco jogos que definirá o grande campeão da divisão de acesso ao NBB CAIXA nesta segunda-feira (30/05), às 20h15 (de Brasília), no Ginásio de Esportes JK, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb, através da página oficial do NBB CAIXA no Facebook.
Os paranaenses conquistaram o direito de estar na decisão ainda na fase de classificação. Com a campanha de nove vitórias e três derrotas, a equipe do Sul do País fechou a primeira metade da competição na primeira colocação, após bater o próprio Vasco, em confronto direto pelo topo, na última das 12 rodadas, por 69 a 68, fora de casa.
“A empolgação é de toda a equipe e da cidade inteira. Aqui só se fala disso. Pela primeira vez numa final de um campeonato nacional. Somos a menor cidade a participar e chegar à final da liga de basquete. Passamos por várias dificuldades dentro e fora de quadra e agora conseguimos chegar até aqui. Estamos orgulhosos de fazer essa final contra o Vasco, que é um clube gigante brasileiro” disse o técnico Emerson, do Campo Mourão.
Já para os vascaínos o caminho foi um pouco mais longo. Com sete vitórias e cinco derrotas na fase de classificação, o cruzmaltino terminou com a segunda colocação na tabela e avançou para os playoffs para enfrentar o Ginástico/Olympico. Com um forte desempenho ofensivo de seu elenco (média de 104,3 pontos por partida na série), a equipe carioca fechou a série em 3 a 0.
“O grupo está de parabéns pela evolução demonstrada na série contra o Ginástico, tanto os jogadores, como toda a comissão técnica. Vamos jogar contra uma equipe muito forte, com vários jogadores experientes e que teve a melhor campanha na fase de classificação. Então, nós temos que pensar jogo a jogo, como fizemos nesta série diante do Ginástico”, disse o experiente pivô Drudi, do Vasco.
As duas equipes se enfrentaram quatro vezes pela fase de classificação. Foram dois duelos em Campo Mourão (PR) e dois no Rio de Janeiro (RJ), com três vitórias para a equipe paranaense e um resultado positivo para os cariocas. Confira os números dos confrontos diretos entre os finalistas pela primeira metade da Liga Ouro 2016:
Liga Ouro 2016 – 5ª Rodada – Campo Mourão 69 x 63 Vasco – Ginásio de Esportes JK
CMO – Garner 19 pontos e quatro rebotes
CMO – Vinicius Teló 11 pontos, quatro rebotes e três assistências
VAS – Gaúcho 13 pontos, dois rebotes e duas assistências
VAS – Drudi 11 pontos e 11 rebotes
Liga Ouro 2016 – 6ª Rodada – Campo Mourão 93 x 89 Vasco – Ginásio de Esportes JK
CMO – Bambu 18 pontos, oito rebotes e uma assistência
CMO – Garner 18 pontos, dois rebotes e seis assistências
VAS – Hélio 23 pontos, dois rebotes e duas assistências
VAS – Drudi 15 pontos, 13 rebotes e uma assistência
Liga Ouro 2016 – 11ª Rodada – Vasco 81 x 66 Campo Mourão – Ginásio Vasco da Gama
VAS – Palacios 19 pontos, quatro rebotes e sete assistências
VAS – Gaúcho 16 pontos, seis rebotes e três assistências
CMO – Ted 12 pontos e dois rebotes
CMO – Alexey 11 pontos, dois rebotes e uma assistência
Liga Ouro 2016 – 12ª Rodada – Vasco 68 x 69 Campo Mourão – Ginásio de Esportes JK
VAS – Marcellus 19 pontos, quatro rebotes e duas assistências
VAS – Gaúcho 19 pontos e dois rebotes
CMO – Alexey 14 pontos, dois rebotes e sete assistências
CMO – Andrézão 14 pontos, cinco rebotes e uma assistência