Com ranking, Londrina fica perto da Copa do Brasil

Pelo sexto ano consecutivo, o Londrina voltou a subir no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Tubarão, que até 2013 ocupava o modesto 141º lugar na medição, vai para 2018 já entre os 40 clubes mais bem posicionados do país. Com isso, deve ter uma vaga assegurada na Copa do Brasil de 2018.

Com 3.707 pontos, o Alviceleste é o 40º colocado do Ranking Nacional de Clubes de 2018. Os londrinenses subiram cinco posições e somaram 713 pontos a mais em relação ao ranqueamento divulgado no fim do ano passado e que foi utilizado em 2017. Palmeiras e Cruzeiro dividem a liderança do RNC 2018, com 15.288 pontos cada. Grêmio (15.092), Santos (14.884), Atlético Mineiro (14.312) fecham os cinco primeiros. Veja aqui a lista completa divulgada pela CBF.

 

Como funciona

Criado em 2003, o Ranking Nacional de Clubes leva em conta apenas as competições organizadas pela própria CBF. A partir de 2013, passou por uma reformulação e deixou de ser um ranking histórico para levar em conta apenas o desempenho das equipes nos Campeonatos Brasileiros da Série A, B, C e D, além da Copa do Brasil.

O campeão da Série A soma 800 pontos, enquanto que o da Série B fica com 400. O vencedor da Série C leva 200 pontos e o da Série D ganha 100 pontos. Já o campeão da Copa do Brasil conta 600 pontos para o RNC. As conquistas recentes também têm peso maior. Não só os campeões pontuam. As posições intermediárias também contam.

 

Copa do Brasil de 2018

Com a nova posição no Ranking Nacional de Clubes, o LEC deve assegurar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Dos 91 participantes do torneio, 70 deles vêm de competições estaduais, um da Copa do Nordeste, um da Copa Norte, um da Série B e mais aqueles que se classificaram para a Copa Libertadores de 2018. As vagas restantes são distribuídas conforme o RNC.

De acordo com o ranking, Atlético Goianiense, Boa Esporte, Bragantino, Figueirense, Joinville, Juventude, Londrina, Náutico, Oeste e Paraná Clube são as equipes que ficaram com essas vagas.

Com a presença londrinense sendo confirmada, esta será a 11ª  vez que o Tubarão disputa a Copa do Brasil. Na melhor delas, chegou às quartas de final em 1993. Em 31 jogos no total, venceu 12 e empatou seis.

A CBF divulga oficialmente a relação dos clubes participantes da Copa do Brasil de 2018 na quinta-feira (14) da semana que vem. Na sexta-feira (15), ocorre na sede da entidade o sorteio para a definição dos duelos. Por estar entre os 40 clubes mais bem colocados no RNC, o Londrina inicia a disputa fora de casa contra um dos clubes que estão em posição pior no ranking.

Na primeira fase, o jogo é único. Com um empate, o LEC avança na competição. Para 2018, o gol marcado fora de casa passa a não contar mais como critério de desempate. E caso o campeão seja uma equipe que saiu da primeira fase, vai faturar em prêmios até R$ 68,7 milhões.

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo