FA: Guarapuava recebe o Maringá pela Divisão Norte

FA: Guarapuava recebe o Maringá pela Divisão Norte

A equipe Guarapuava Darkwolves, de futebol americano, enfrenta o time de Maringá Pyros neste domingo (1). O jogo será válido pela abertura do Campeonato Paranaense, no Estádio Josef Klein às 14h, na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

A entrada será um quilo de ração. A arrecadação será destinada a cachorros resgatados da rua. O jogo será uma parceria com a Associação Recreativa e Cultural Agrária (Arca). Assim, em sua terceira participação em campeonatos paranaense, o Darkwolves quer mostrar sua força e vai correr em busca do título da Divisão Norte.

De acordo com Peter Antonelli, da equipe guarapuavana, o Guarapuava Darkwolves surgiu em 2011 quando Gustavo Sell retornou do intercâmbio em Kent City, nos Estados Unidos. Juntando alguns amigos, Gustavo deu início ao time. Entretanto, devido à falta de contingente e divulgação do esporte, a iniciativa não evoluiu. Porém, em 2017, ele conheceu dois grupos da cidade que, coincidentemente, jogavam o esporte da bola oval. Um deles no Parque das Araucárias e o outro na Praça da Ucrânia. Conforme Antonelli, após a junção dos dois  grupos, deu-se início ao primeiro time de futebol americano da cidade: o Guarapuava Darkwolves.

NOVOS ADEPTOS Com o crescimento do esporte no Brasil, ainda mais no Paraná, considerado o berço do futebol americano no Brasil, os adeptos foram aumentando. “O que antes era apenas um hobby começou a se transformar em uma atividade amadora”. Assim, segundo Antonelli, no segundo semestre de 2017, o Guarapuava Darkwolves foi convidado a disputar o primeiro campeonato: a Copa Fronteira. “Esse campeonato reunia times do Paraná e de Santa Catarina. Com um desempenho satisfatório para o padrão do time na época, conquistamos o terceiro lugar da competição”. Entretanto, no ano seguinte, nasceu uma parceria com o time de futebol mais tradicional da cidade de Guarapuava, o A.A.Batel. Assim, o Batel Darkwolves disputou a primeira competição de forma federada, o Campeonato Paranaense 2018

“Foi um campeonato de muito aprendizado, contra times fortes do estado, onde adquirimos muita experiência”. Todavia, ainda em 2018 a união com o Batel se dissolveu e o time voltou a ser o Guarapuava DarkWolves. De acordo com Peter Antonelli, em 2019 foi o ano onde o DarkWolves mais se destacou. Conquistou a primeira vitória em um campeonato estadual. Além da classificação para os PlayOffs (fase mata-mata).

“Fomos a Curitiba disputar contra o time mais antigo do Paraná. No segundo semestre, participamos da Copa Sul, com times do PR, SC e RS. Com vitórias avançamos para a semifinal, disputada em  Itajaí”. 

Related Posts

Facebook Comments