O fisioterapeuta maringaense Valter Eduardo Robere, 36, da Clinisport Prime, fará parte pela primeira vez da comissão técnica da Seleção Brasileira principal de futsal, que fará dois amistosos em Santa Catarina diante da Colômbia – um em Itapiranga (25/1) e outro em Fraiburgo (27) – antes de participar da 11ª edição do Grand Prix Internacional, que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, em Brusque (SC).
“É uma experiência diferente de clínica. Lá, lidamos diariamente com atletas e competição de alto nível para tentar mantê-los bem”, comenta Robere, que ocupará o cargo do também maringaense e chefe do departamento de fisioterapia da Seleção Brasileira de futsal, Kléber Barbão.
Em maio de 2016, Valtinho, como é conhecido o fisioterapeuta, foi convocado para trabalhar com a equipe sub-17 no Sul-americano, em Foz do Iguaçu. No mesmo ano, atuou em mais um Sul-americano, dessa vez no Uruguai, com a seleção sub-20. Em novembro de 2017, foi convidado para uma semana de treinamentos em Cuiabá com a seleção sub-17, onde trabalhou junto com Barbão, que estava com a seleção adulta.
Barbão, que não poderá estar com a delegação brasileira no Grand Prix por ter outros compromissos profissionais, indicou Robere. “Como o Valter já fez alguns trabalhos no passado com a seleção sub-17 e sub-20, está preparado para assumir a equipe adulta”, exalta o fisioterapeuta.
Como o Grand Prix Internacional acontecerá em uma Data Fifa, alguns atletas que atuam fora do país foram convocados. “Será uma oportunidade única de ir à seleção principal numa Data Fifa e ter a oportunidade de trabalhar com os jogadores que atuam tanto na Europa, quanto no Brasil, como Falcão e Rodrigo. Espero contribuir e mostrar como a fisioterapia, hoje, é importante na vida desses atletas e, principalmente, dar sequência no trabalho do Kléber e fazer com que eles, cada vez mais, continuem confiando no trabalho da Clinisport Prime”, finaliza Robere.
O Brasil está no grupo A do Grand Prix, ao lado de Bélgica e Moçambique. No grupo B, estão Colômbia, Costa Rica e República Tcheca.