Futebol: Estadual deve retornar em 20 de junho

Futebol: Estadual deve retornar em 20 de junho

O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, prevê o retorno do Campeonato Paranaense para a segunda quinzena de junho, sem mudanças no regulamento. O dirigente destacou, porém, que a volta dos jogos só será definida após uma análise diária da situação do novo coronavírus no estado, junto com a Secretaria Estadual de Saúde.

Cury comentou que é preciso cumprir e avaliar cada etapa, começando pela volta aos treinos presenciais, liberados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na segunda-feira.

Em boletim divulgado pela Sesa na segunda-feira, o Paraná tem 3.331 casos confirmados e 156 mortes por Covid-19. Segundo a secretaria, o estado registra a menor incidência do novo coronavírus por 100 mil habitantes no Brasil, com taxa de 29,1. Porém, os registros de confirmação dobraram entre as duas últimas semanas.

– No Paraná, a gente está em uma situação de menor risco, em comparação a outros lugares do Brasil. Se isso continuar e diminuir, melhor. Em princípio, a volta seria lá pela segunda metade de junho, lá pelo dia 18 ou dia 26. Mas se subir, vamos ter que esperar. A vida é mais importante – disse Hélio Cury, em entrevista por telefone.

O presidente da FPF afirmou ainda que o regulamento do Paranaense será mantido e não sofrerá alterações. Com isso, não será possível novas inscrições de atletas, e as quartas de final serão disputadas com jogos de ida e volta. Ele descartou a proposta feita pelo Londrina, para que as partidas tivessem sede única em Curitiba.

– Não podemos mudar. Temos que seguir o que está definido desde o início – afirmou.

O Campeonato Paranaense está paralisado desde o dia 16 de março, um dia após o fim da primeira fase da competição. Os confrontos das quartas de final são Paraná x Coritiba, Cianorte x Operário-PR, Londrina x Athletico e Rio Branco-PR x FC Cascavel.

Os rebaixados (PSTC e União Beltrão) e os classificados para a Série D de 2021 (FC Cascavel, Cianorte e Rio Branco-PR) já estão definidos. Falta decidir quem será o campeão e quem será o classificado para a Copa do Brasil de 2021.

Volta aos treinos e auxílio aos clubes

Sobre a volta aos treinos presenciais, o presidente da FPF acredita que os clubes seguirão todas as orientações repassadas para prevenção dos atletas e dos profissionais envolvidos nas atividades. Ele comentou que vai manter a conversa com os dirigentes e que será feito um acompanhamento.

– Os clubes recebem um protocolo que deverão seguir. E acredito que não teremos problemas. O maior patrimônio do clube é o jogador. E o maior patrimônio do jogador é a saúde. Se ele estiver mal, não joga. E o clube perde o maior patrimônio. Todos vão se organizar, e vamos acompanhar – opinou.

Uma das orientações é a testagem dos jogadores antes da apresentação. Questionado se os clubes receberão alguma ajuda, Hélio Cury disse que vai manter uma conversa e avaliar cada caso, abrindo a possibilidade para algum tipo de auxílio. O Rio Branco-PR já demonstrou preocupação sobre essa questão.

– A Federação já vinha ajudando desde o início do campeonato, abrindo mão de taxas e participação nos direitos de transmissão. Tudo pode ser feito. Quem estiver problema financeiro, vamos conversar – pontuou.

Fonte: GloboEsporte.com

Related Posts

Facebook Comments