Uma apresentação especial, com atletas das diferentes modalidades participantes, marca neste domingo, 9, às 15h, no ginásio de esportes do Sesi, o encerramento neste ano das atividades do projeto Pedrinho Furlan. Implantado em 2015 e ampliado em 2017, quando recebeu o nome do empresário, como forma de homenageá-lo pela sua contribuição ao desenvolvimento do esporte, especialmente nas modalidades de ginástica rítmica e ginástica artística, o projeto já revelou diversos talentos, entre eles campeãs brasileiras de ginástica rítmica.
O projeto envolve crianças da rede municipal de ensino, que têm a possibilidade de praticar o esporte no contraturno escolar. As atletas são selecionadas nas escolas parceiras e levadas ao centros de treinamentos. Elas aprendem a modalidade e passam a integrar as equipes de rendimento, conforme o seu desempenho. As atividades são oferecidas de segunda a sexta, no contraturno escolar. Cerca de 120 crianças fazem parte do projeto, que atualmente abrange as modalidades de ginástica rítmica, ginástica artística e tênis de mesa.
Atualmente o projeto envolve as escolas municipais Ivo Welter, São Francisco de Assis, Valdir Becker, Tancredo Neves, Carlos Friedrich e Valmir Grande. As crianças são transportadas das escolas aos centros de treinamento, permitindo assim que recebem todas as orientações técnicas para a prática da modalidade, nos locais de treino.
A programação deste domingo é aberta aos pais e demais integrantes da comunidade. O momento permite conhecer um pouco do resultado do trabalho realizado ao longo do ano, além de promover uma integração entre as crianças, no encerramento das atividades de 2018.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.