Depois de sete anos sem patrocínio, a partir deste mês de julho, as equipes paranaenses de cavaleiros e amazonas passam a contar com apoio para participar de competições. Em meio à realização dos campeonatos paranaense e brasileiro de hipismo, a Neodent acaba de anunciar a parceria com a Federação Paranaense de Hipismo. Com isso, os atletas que representam o estado em diversas categorias terão a oportunidade de competir usando os novos uniformes patrocinados pela marca.
Desde 2016, os atletas paranaenses das modalidades Escolas, Mini-Mirim, Jovens Cavaleiros, Pré- Mirim, Mirim, Pré-Júnior, Júnior, Under25 (com idade entre 8 e 25 anos – categorias de alto rendimento), Amadores, Amazonas, Masters e Seniors não contavam com nenhum patrocínio, o que dificultava a participação em algumas competições. Para o CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann na América Latina, Matthias Schupp, patrocinar e incentivar o esporte é uma das prioridades da companhia. “Acreditamos no patrocínio ao esporte como uma ferramenta de transformação. Além disso, o hipismo é um esporte olímpico, no qual o Brasil mostra bons resultados. Estamos certos de que pode ser uma oportunidade para os atletas do estado do Paraná conquistarem reconhecimento também”, comenta.
“Diversos atletas e profissionais dedicados ao esporte serão beneficiados com esse incentivo realizado pela Neodent. Essa iniciativa impulsiona uma gama de jovens a ir ainda mais longe, fortalecer a participação nas competições nacionais e internacionais, mas também na formação de cidadãos por meio do apoio ao esporte”, comemora o presidente da Federação Paranaense de Hipismo, Valdir Roberto Tonin.
Além da marca no uniforme dos atletas, nas placas da pista e nos troféus, que serão entregues aos campeões, vice-campeões e ao 3.º lugar das 30 categorias em disputa, no encerramento das competições, a Neodent dará nome ao ranking deste ano: Ranking FPRH Neodent 2023. Além do esporte, os cavalos também são utilizados como uma poderosa terapia ocupacional.
Calendário de campeonatos
As etapas estaduais serão realizadas na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, onde acontecem os Campeonatos Paranaenses de cada categoria – preparatórios para os campeonatos brasileiros, que serão distribuídos nos demais estados do Brasil, inclusive no Paraná. Já os eventos do ranking paranaense acontecem em 21 etapas ao longo de 2023. Confira o calendário no site da Federação Paranaense de Hipismo.
Além do esporte, hipismo auxilia também em tratamentos de saúde
Fora do ambiente competitivo, o hipismo promove o apoio à saúde de milhares de pessoas ao redor do mundo. O tratamento com auxílio de cavalos, também chamado de equoterapia, estimula o desenvolvimento de corpo e mente, podendo ser praticado por crianças, jovens e adultos. Graças aos estímulos ritmados e movimentos tridimensionais provocados pelo andar do cavalo, o paciente pode conquistar inúmeros benefícios, como aumento do equilíbrio e coordenação, fortalecimento da musculatura, estímulo da independência e socialização, melhoras na psicomotricidade e na concentração, entre outros benefícios.