Em sua terceira edição, o Itaipu IRONMAN 70.3 Brasil Paraguay repetirá o percurso do ano passado, elogiado por todos os competidores. Será realizado totalmente dentro da Usina de Itaipu, uma das sete maravilhas do mundo moderno, e é o único evento binacional do calendário nacional, com largada na cidade paraguaia de Hernandarias e chegada  em Foz do Iguaçu, no lado brasileiro da usina. É dentro dela que os competidores cumprirão os 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida.

O evento, que reunirá cerca de 650 atletas de 18 países, começará às 9h30, em ondas. Haverá a participação individual e também revezamento, para aqueles que ainda não encaram o desafio completo mas querem sentir a experiência IRONMAN. O bom resultado do ano passado faz com os organizadores acreditem em novo sucesso, especialmente após o novo formato do percurso.

O evento conta com uma característica especial, como o fato de competir dos dois lados da Usina de Itaipu. O primeiro desafio será a natação, com largada na parte Paraguaia, na cidade de Hernandarias. Serão 1900 metros em forma retangular, em sentido horário, com três boias intermediárias nas pernas mais longas.

Os 90 km de ciclismo deverão ser realizados em três (3) voltas, saindo da parte paraguaia da Usina de Itaipu por vias arborizadas. Neste trecho, os atletas contornam uma das maiores subestações de energia do mundo – a Subestação da Margem Direita Itaipu – Ande. Os atletas percorrerão trechos belíssimos da usina e de destaque turístico, como a Barragem, o Lago de Itaipu, o Canal da Piracema e o Mirante Central. As segunda e terceira voltas iniciam-se em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Usina. Haverá três postos de hidratação, com nove (9) oportunidades de abastecimento.

Os 21,1 km de corrida prometem ser inesquecíveis, sendo realizados em apenas uma volta. A prova começará em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV), passando pelas UNILA (Universidade Latino Americana), pelo Teatro Barrageiro, pelo Mirante do Vertedouro e, na sequência, a via Beira-Rio proporcionará uma das mais belas vistas da Usina.

Related Posts

Facebook Comments