A International Football Association Board (IFAB) anunciou neste sábado (28) uma série de mudanças nas regras do futebol que entrarão em vigor a partir da próxima Copa do Mundo FIFA de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
As alterações foram aprovadas em assembleia geral junto à FIFA e passarão a valer oficialmente a partir de 1º de junho, sendo aplicadas já no início da temporada 2026/2027 do futebol europeu. O objetivo é dar mais dinamismo e agilidade às partidas.
Contagem regressiva para cobranças
Entre as principais novidades está a implementação de contagem regressiva para reinícios de jogo:
Laterais: o jogador terá cinco segundos para realizar a cobrança após o início da contagem do árbitro. Caso ultrapasse o tempo, o lateral será revertido ao adversário.
Tiros de meta: também terão limite de cinco segundos. Se o prazo for excedido, será marcado escanteio para o time rival.
Substituições: o atleta substituído terá dez segundos para deixar o campo após a placa ser levantada. Se não cumprir o tempo, o substituto só poderá entrar após um minuto.
Atendimento médico com tempo mínimo fora
Outra mudança determina que qualquer jogador atendido pela equipe médica deverá permanecer ao menos um minuto fora de campo antes de retornar ao jogo.
VAR com mais autonomia
O árbitro de vídeo terá atuação ampliada. O VAR poderá:
Corrigir de forma rápida marcações erradas de escanteio ou tiro de meta, sem necessidade de revisão no monitor à beira do campo;
Intervir em casos de expulsão por segundo cartão amarelo quando houver erro claro na aplicação da advertência.
Protestos e comportamento em debate
A IFAB também confirmou que abrirá consultas para discutir medidas em situações em que jogadores deixem o campo de forma unilateral em protesto contra decisões da arbitragem ou quando membros da equipe incentivem tal atitude.
Outro ponto em análise envolve atletas que cobrem a boca ao confrontar adversários. O gesto ganhou repercussão recente após episódio envolvendo Gianluca Prestianni, do Benfica, e Vinicius Jr., do Real Madrid, na Liga dos Campeões da Uefa.
Com as mudanças, a entidade busca modernizar o jogo e reduzir interrupções, aumentando o ritmo das partidas a partir da Copa do Mundo de 2026.




