O Paraná Clube perdeu por 2 a 0 para o Cuiabá, nessa terça-feira (dia 19) à noite, na Vila Capanema, pela 36ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 36 pontos, três pontos a menos que Náutico e Figueirense, que são as primeiras equipes fora da zona de rebaixamento. O Cuiabá está na 3ª posição, com 61 pontos.
Nas duas últimas rodadas, o Paraná vai a Barueri enfrentar o Oeste e recebe em Curitiba o Cruzeiro. Para evitar o rebaixamento para a Série C, o time paranaense precisa vencer e torcer para tropeços de Figueirense, Vitória e Náutico nas próximas partidas. Vitória e Náutico jogam pela 36ª rodada nesta quarta-feira.
DESEMPENHO
A derrota ocorreu em péssima noite do Paraná Clube, com erros individuais grosseiros e desorganização tática em campo. O Cuiabá não fez uma boa partida, mas jogou o suficiente para aproveitar as falhas do adversário. O time do Mato Grosso é comandado pelo técnico Allan Aal, que dirigiu o Paraná no primeiro turno, período em que somou 49% dos pontos.
TÉCNICO
O técnico Márcio Coelho fez seu quarto jogo no comando do Paraná, com uma vitória e três derrotas.
ESCALAÇÃO
As baixas no Paraná eram Fabrício e Thiago Alves, ambos suspensos, além de Luan, lesionado. O esquema tático foi o 4-1-4-1, com Karl como único volante. A linha de quatro do meio-campo tinha Bressan e Meritão centralizados, com Juninho (esquerda) e Gabriel Pires (direita) como extremos. O time também variou para o 4-2-3-1, com Meritão recuando para volante e Bressan avançando para a linha de três. Já o Cuiabá não tinha o centroavante Elton, artilheiro do time na Série B, com nove gols, devido a suspensão por cartões amarelos.
PRIMEIRO TEMPO
O início foi equilibrado. O Paraná chegou a primeira chance do jogo, em cruzamento de Juninho e chute de Higor Meritão para fora, na cara do gol. O Cuiabá abriu o placar aos 15, em cruzamento de Lucas Ramon e cabeceio de Elvis (ex-Paraná). Depois disso, o time paranaense se perdeu em campo, demonstrou nervosismo e passou a cometer erros infantis. A equipe visitante, porém, não forçou o ritmo e criou poucas jogadas ofensivas. Foi um primeiro tempo com raros ataques.
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saíram Juninho e Gabriel Pires. E entraram os extremos Andrew e Biteco. O esquema seguiu o mesmo. O Paraná esboçou uma reação e levou perigo em duas jogadas. O Cuiabá aproveitou os espaços e também construiu dois lances ofensivos. Aos 21, o volante Kaio entrou no jogo. O visitante aproveitou a desorganização do adversário e ampliou para 2 a 0 aos 28. O ponta Yago (emprestado pelo Athletico-PR) recebeu passe em profundidade e tocou com estilo, na saída de Renan.
ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 9 finalizações (1 certa), 51% de posse de bola, 81% de acerto nos passes e 8 escanteios. O Cuiabá obteve 13 finalizações (3 certas), 49% de posse de bola, 83% de acerto passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.
PARANÁ 0x2 CUIABÁ
Paraná: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Philipe Maia e Jean Victor; Karl; Higor Meritão (Kaio), Renan Bressan, Gabriel Pires (Biteco) e Juninho (Andrew); Bruno Lopes. Técnico: Márcio Coelho
Cuiabá: João Carlos; Lucas Ramon, Ednei, Anderson Conceição e Romário; Rafael Gava (Nenê) e Auremir; Marcinho (Yago), Elvis (Matheus Barbosa) e Felipe Marques (Willians Santana); Jenison (Felipe Ferreira). Técnico: Allan Aal
Gols: Elvis (15-1º) e Yago (28-2º)
Cartões amarelos: Romário, Auremir (C). Renan Bressan (P)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Local: Vila Capanema
Fonte: Bem Paraná
Foto: Valquir Aureliano