David Muffato tornou-se neste sábado (14) o 26º piloto da história do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck a conquistar uma pole position. O paranaense da RM Competições/MAN Latin America dominou as duas fases do treino classificatório e vai comandar o grid de largada para a corrida deste domingo (15) no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS). O paulista Felipe Giaffone, líder da temporada, vai largar em segundo.
“Fizemos um trabalho muito bacana durante todo o fim de semana. Usei os treinos livres para ajustes, até o pessoal perguntava se não era para ter sido mais rápido, eu dizia que não. Felizmente os caminhos que escolhemos foram os corretos”, resumiu o piloto. “No Top Qualifying, cheguei a cometer um erro e perder três décimos (de segundo), mas consegui me recuperar e a pole está aí. Estou muito contente com o momento”, acrescentou.
O pole position da etapa de Campo Grande, que exibe no caminhão MAN número 35 as cores de Muffatão, Água Clara Incorporadora e MAN Latin America, aponta chance real de vitória na etapa. “No warm up já vamos testar algumas coisas pensando em poupar equipamento, principalmente a turbina. A etapa vai ser muito desgastante”, ponderou. “Minha meta, mesmo, é conquistar a primeira vitória, e a chance disso acontecer aqui é grande”, avalizou.
Foi em Campo Grande que David Muffato conquistou a primeira de suas quatro vitórias na Stock Car – todas ocorridas em 2003. “Naquela vez fui mais rápido na sexta-feira, fiquei em segundo no grid, na largada consegui passar o meu companheiro de equipe e ganhei. Foi a arrancada para o título que viria no mesmo ano. É o que eu espero que aconteça na F-Truck, ganhar em Campo Grande e conseguir a arrancada para o título”, apontou.
Pedro Muffato, pai de David e também piloto da categoria, vai largar em 11º lugar para a etapa deste domingo. “Com o caminhão que tenho, só o que posso fazer é um feijão com arroz bem temperado, como sempre. Espero que aqui essa receita também dê certo”, disse o piloto do Scania número 35 da equipe Muffatão, que exibe as logos de DisNorte, Stara, Italy Alimentos, Incorporadora Água Clara, Coopavel e Muffatão Atacado Distribuidor.
A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá em disputa o Grande Prêmio Aurélio Batista Félix, com 20 pilotos na pista. A prova no traçado de 3.510 metros do Autódromo Internacional de Campo Grande terá transmissão ao vivo em HD para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes, com geração de imagens da Master/CATVE. A narração será de Luc Monteiro, com reportagem de Luiz Silvério.
GRID DE LARGADA DA FÓRMULA TRUCK
(Resultado do treino classificatório deste sábado)
Top Qualifying
1º) David Muffato (PR/MAN), RM Competições, 1min46s358
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min46s627
3º) Leandro Totti (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min46s890
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min47s186
5º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min47s280
6º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min47s704
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, 1min47s754
8º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min47s761
Treino classificatório
9º) Raijan Mascarello (MT/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min50s150
10º) Alex Fabiano (SP/Volvo), Azulim Indy Truck Racing/ABF Motorsport, 1min50s254
11º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min50s519
12º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 1min51s282
13º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min52s053
14º) Joel Mendes Júnior (SC/Ford), Fábio Fogaça/Reis Motorsport, 1min52s844
15º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 1min54s728
16º) Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport, desclassificado/fumaça
17º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, desclassificado/fumaça
18º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições/Clay Truck Racing, desclassificado/fumaça
19º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Truck Racing, desclassificado/fumaça
20º) Geraldo Piquet (DF/Ford), DF Racing Fans, desclassificado/fumaça
Média do 1º: 118,806 km/h