Paranaguá disputa o Brasileiro de Handbeach

Osires Nadal Júnior

Pela primeira vez, o Paraná vai sediar uma etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia e as equipes feminina e masculina de Paranaguá serão as representantes do Estado no torneio nacional. A competição acontece entre sexta-feira (14) e domingo (16), na arena Caiobá, em Matinhos. O evento integra o calendário de grandes competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza inseridos no Verão Paraná – Viva a Vida, promovidos pelo Governo do Paraná, através da Superintendência do Esporte, em parceria com as federações e municípios-sedes.

Além das seleções paranaenses, as equipes femininas e masculinas de mais cinco Estados vão competir pelo título nacional, são eles Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

As partidas preliminares iniciam nesta sexta-feira, a partir das 09 horas no naipe feminino. Na sequência, às 10 horas, começam os confrontos no naipe masculino. A partir de sábado (15), o Circuito terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Paraná Esporte, pelo link https://youtu.be/T4TzB1dA5r0

Paraná em quadra

Líder do ranking estadual e entre os dez melhores clubes ranqueados do país, a seleção masculina parnanguara é a atual vice-campeã brasileira. Na etapa decisiva, o elenco integra o grupo A junto com os paulistas do Campinas 360º nas Areias e dos cariocas do Niterói Rugby e NR Handebol.

O time paranaense estreia na fase preliminar nesta sexta-feira, quando entra em quadra às 11 horas para enfrentar NR Handebol. Logo após, às 12 horas, fica frente a frente com Campinas 360º nas Areias e encerra a primeira fase diante do algoz na decisão do último Circuito Niterói Rugby, às 14 horas.

Para o torneio, o técnico Edison Miola contará com desfalques na equipe titular, mas, por outro lado, terá o reforço de dois atletas da Seleção Brasileira Bruninho e Gil. “Um de nossos atletas testou positivo para Covid-19, está bem e em isolamento”, disse, ressaltando que o time está focado e se preparou muito bem para fazer uma grande competição dentro de casa. “Sabemos que o nível técnico é muito alto das equipes que estão nessa final em Matinhos, mas hoje temos uma equipe nivelada em todas as posições e contamos com dois atletas convidados que vão nos ajudar a chegar o mais longe possível no torneio”, enfatizou Miola.

Equipe feminina

Líder do ranking estadual, a equipe feminina parnanguara está entre as 15 seleções mais bem ranqueadas do Brasil, e essa é a primeira vez que o elenco participa de uma etapa final do Circuito Brasileiro. O time faz parte da chave A e terá pela frente as pernambucanas do Clube Português, as paraibanas do Apcef e as cariocas do Idec e da Cepraea.

A estreia acontece nesta sexta-feira, às 10 horas, diante do Idec. Em seguida, às 12 horas, as paranaenses pegam o Cepraea e, às 15 horas duelam com Apecf. E a fase classificatória dos grupos femininos encerra no sábado (15), quando enfrentam às 10h20 as meninas do Clube Português, encerrando a fase preliminar na disputa.

A treinadora Carola Gonçalves está confiante que a equipe tenha um bom resultado dentro de quadra, pois vem treinando forte para se preparar à etapa final nacional. “Nosso primeiro objetivo é passar bem pelo primeiro dia e depois assegurar uma das vagas na semifinal nos jogos de sábado. Nas finais de domingo tudo pode acontecer, são grandes equipes e grandes atletas, com certeza será um belíssimo espetáculo para quem prestigiar os jogos”, disse Carola, acrescentando que a competição servirá de experiência para o time feminino: “Vamos enfrentar as melhores equipes do país, então temos que tentar adquirir todo o conhecimento possível para melhorarmos a cada dia. Espero que as meninas possam jogar com calma e desenvolver seu melhor handebol neste fim de semana”.

De acordo com Miola, a seleção feminina está em franca evolução e vem treinando muito forte para a etapa, a fim de representar muito bem o Paraná. “Estamos trabalhando muito com essa equipe, mas disputar o Circuito Brasileiro depois de ser campeã do Circuito Paranaense será um grande aprendizado. Elas vão dar o seu melhor para buscar uma ótima colocação na competição”, frisou.

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo