A Câmara de Vereadores de Campo Mourão fez a entrega do Título de Mérito Desportivo ao professor aposentado Vicente Piazza Filho em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (25/4). Durante 20 anos, o homenageado – que foi o primeiro professor de Educação Física formado a atuar na cidade – teve participação ativa no esporte local, desde a introdução de modalidades, a participação do Município em importantes competições estaduais, na sediação dos principais certames poliesportivos do Estado e na conquista de inúmeros títulos para Campo Mourão.

A vereadora Elvira Schen Lima (PPS) foi a autora do projeto que outorgou a honraria a Vicente Piazza Filho, que atualmente está radicado em Cascavel. Depois que saiu de Campo Mourão, em 1989, ele passou por Pato Branco e Foz do Iguaçu, sempre por indicação da Secretaria Estadual de Esportes, em reconhecimento pelo excelente trabalho que desenvolveu em Campo Mourão.

A maioria dos vereadores participou da sessão, que contou ainda com a presença do ex-prefeito Renato Fernandes Silva, de inúmeros professores e também atletas. Eraldo Teodoro de Oliveira presidiu a sessão solene.

Trajetória

A partir da vinda de Vicente Piazza Filho, o esporte mourãoense ganhou novos rumos. No mesmo ano da sua chegada, Campo Mourão participou pela primeira vez dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), em Cornélio Procópio, com três modalidades: vôlei feminino (Colégio Estadual), futebol de salão (Associação Tagliari) e bolão masculino (bolão do Patrocínio). Logo após a sua chegada, o Colégio estadual – com o incentivo do então diretor, professor Egídio Martello (in memoriam), o estabelecimento de ensino participou pela primeira vez dos Jogos Escolares do Paraná, com a modalidade de vôlei feminino.

Em 1973, na gestão do prefeito Renato Fernandes Silva, foi criada a Comissão Municipal de Esportes (Comunescam). Desenvolver o esporte local e tirar as crianças da rua com a disponibilização de atividades saudáveis foram apenas alguns dos objetivos visados. Alcyr Costa Schen (in memoriam) foi o primeiro presidente da Comunescam e Vicente Piazza Filho o coordenador geral.

Fruto dessa valorização e fomento do esporte local, Campo Mourão sediou em 1976, pela primeira vez, os Jogos Abertos do Paraná. No ano anterior, a cidade sediou a fase regional da competição. Como Campo Mourão não dispunha de ginásio de esportes, boa parte das modalidades foram disputadas em barracões cedidos pela Coamo Agroindustrial Cooperativa. Em construção estavam os ginásio de esporte Belin Carolo e Juscelino Kubitscheck de Oliveira, além da pista de atletismo do estádio municipal Roberto Brzezinski.

Também na segunda vez que Campo Mourão sediou a fase final dos JAP’s, na gestão do prefeito José Pochapski, o professor Vicente Piazza Filho compôs com o então vice-prefeito José Pedro Fabri (in memoriam) e o professor Gilmar Fuzetto a cúpula da comissão central organizadora. As obras executadas marcaram a realização da competição pela primeira vez na cidade. Já a sediação pela segunda vez foi marcada não apenas pela excelente estrutura física, mas também pela organização primorosa, com a introdução de inovações até hoje utilizadas pelas cidades que recebem os JAP’s. De acordo com o jornalista Isnard Cordeiro, então editor de Esportes da Folha de Londrina e que há alguns anos publicou um livro sobre a competição, a história dos JAP’s se divide em antes e depois da edição realizada em Campo Mourão, em 1987.

Homenageado

O homenageado complementou sua formação acadêmica com uma especialização em Educação Física Infantil e outra em Organização e Administração Esportiva (Universidade Federal do Paraná). Em Campo Mourão também chefiou o Núcleo Regional de Educação foi sócio da Casa Tapi, juntamente com o esportista Carlos Tagliari.

Em 1989, por indicação da Secretaria Estadual de Esportes, transferiu-se para a cidade de Pato Branco para coordenar mais uma edição dos JAP’s e criou  a Fundação de Esportes (Fespato).  Já em 1993, também por indicação do órgão estadual, mudou-se para Foz do Iguaçu, onde foi secretario municipal de esportes (2002-2004) e criou a Fundação Municipal de Esportes.

Vicente Piazza Filho é casado com Claudette Bueno Piazza e têm três filhos: Fabíola, Valéria e Alessander. Ele nasceu em Jacarezinho (em 1945), formou-se pela Faculdade Estadual de Educação Física do Paraná (em 1968) e radicou-se em Campo Mourão no ano de 1969, à convite do então prefeito, Dr. Horácio Amaral (in memoriam). Lecionou no Colégio Estadual de Campo Mourão.

Related Posts

Facebook Comments