Os carros de corrida mais vendidos do mundo voltam a competir neste sábado em pistas brasileiras. Agora com o status de Campeonato Sul-Americano, a temporada da Porsche GT3 Cup Challenge abre em Curitiba sua jornada em 2016. Serão três corridas, todas no sábado, sendo duas válidas pela classe Cup e uma pela Challenge.
Entre os 35 Porsches já confirmados nos dois grids estão inscritos veteranos das 12 temporadas da história da categoria, estreantes, pilotos que retornam ao evento após um ano de ausência, bem como competidores promovidos do Time Attack para classe Challenge e desta para a classe Cup.
Na categoria principal, que mantém o sistema de rodadas duplas com o grid de largada da segunda bateria invertido em relação à ordem de chegada da prova 1, são 19 os Porsche GT3 Cup geração “991” confirmados para a etapa de abertura.
A novidade porém é o mecanismo de montagem do grid. Após a bandeirada da primeira bateria, um sorteio definirá se o segundo grid terá a inversão de 8, 9 ou 10 posições para a largada da prova complementar.
Os pilotos mais laureados do campeonato de 2016 são os bicampeões Miguel Paludo e Ricardo Baptista. Mas eles não terão vida fácil.
Estreante no ano passado, o paranaense Lico Kaesemodel sentiu o gosto da vitória na última corrida do ano e quer permanecer no alto do pódio competindo em casa. Não é diferente de Pedro Queirolo, vencedor da Porsche 300 em dupla com Marcel Visconde, sobre quem há alta expectativa de performance em 2016 depois de um segundo semestre muito consistente.
Campeões da classe Cup Sport em 2015 e 2014 respectivamente, Daniel Schneider e Edu Azevedo novamente prometem protagonizar tomadas de tempo e corridas e, com desempenho consistente ao longo das seis etapas de Sprint, naturalmente serão candidatos ao título pela velocidade que mostraram nos últimos anos.
E há ainda os dois últimos campeões da classe Challenge, JP Mauro (2015) e Fábio Alves (2014), que neste ano passam a competir na Cup. Eles estreiam na classe junto com Paulo Pomelli e Marcelo Hahn –segundo colocado na Porsche 300 no ano passado em parceria com Allam Khodair.
Sem os últimos grandes campeões da classe Challenge no grid, os holofotes estão nos pilotos que lutaram pela coroa em 2015, tanto no geral quanto na classe de entrada, a Challenge Sport –além de competidores que retornam aos Porsche “997 typ-II” após um ano sabático.
O chileno Gonzalo Huerta volta a competir com o carro #7, agora para a temporada completa. Em 2015 ele estreou apenas em Cascavel (a terceira etapa do calendário). Ganhou corridas na classe Sport, acumulou pódios no geral e gostou tanto do evento que é um dos idealizadores da novíssima GT3 Cup Chile.
Rodrigo Mello, com o #29 e Daniel Corrêa, com o #69, foram até a última prova lutando pelo título da classe Sport com Tom Filho. O maranhense levou a melhor e saiu com a coroa por margem mínima. Mas o duelo promete mais para 2016, agora pelo título no geral.
Ausentes em 2015, Otávio Mesquita e Christian Germano também prometem embolar essa disputa. Ambos são experientes e isso pode ser um trunfo nesta temporada.
Com apenas seis corridas no calendário do campeonato de Sprint (há mais três de Endurance), a margem para erros é bem menor em 2016: no ano passado, com 15 corridas, havia bem mais chance de um piloto se recuperar de um resultado ruim.
Por outro lado, com apenas seis chances de vencer no ano, ou seja os pilotos terão de dosar a agressividade para chegar ao topo do pódio e o risco de um abandono.
São equações que começam a ser resolvidas a partir desta sexta-feira, com os treinos livres e classificatórios.
Além dos títulos no geral em cada classe, tanto a Cup quanto a Challenge conservam a disputa nas divisões Sport (classe de entrada), sendo que a Cup tem ainda a divisão Master para competidores acima de 50 anos de idade.
As três etapas de Endurance não contam para os campeonatos de Sprint, mas terão pontuação computada também no ranking final da Cup e da Challenge, para apuração dos grandes campeões de 2016. No caso da Cup, este será premiado com a participação numa corrida exclusiva para Porsches na preliminar das 24 Horas de Le Mans em 2017, enquanto o grande vencedor da Challenge ganha uma etapa de Cup na próxima temporada.
No sábado, as corridas acontecem a partir das 10h com a primeira prova da Cup.
O livetiming da categoria mostra a cronometragem oficial a partir de sexta-feira. No sábado, o canal oficial da Porsche GT3 Cup no Youtube mostra as corridas ao vivo, bem como o site oficial. Na TV, as provas são mostradas pela Band na semana seguinte.
DECLARAÇÕES DOS PILOTOS
A expectativa para o ano é bem grande. Segundo ano da Brandt no Brasil: só nesta corrida vão 24 pessoas, incluindo o presidente da empresa. Eles não esperam nada mais nada menos que ganhar corridas e disputar o campeonato. Neste ano, ainda mais importante, serão dois campeonatos: Endurance e Sprint, para ganhar e ir a Le Mans. Então tem muita coisa legal acontecendo, estou muito empolgado. Curitiba sempre foi uma pista favorável para mim e mal posso esperar para acelerar
MIGUEL PALUDO, bicampeão e piloto do #32 da classe Cup
O ano passado foi meu ano de estreia, um ano de muito aprendizado. Só me senti adaptado mesmo ao carro no segundo semestre. Mesmo assim foi muito bom, fiz uma pole, subi ao pódio em 10 das 18 corridas e conquistei a vitória na última etapa da temporada, o que me dá mais motivação para entrar nessa temporada com tudo em busca de mais vitórias. Terminei o campeonato de 2015 em 5º e minha meta é brigar pelo título da Sprint esse ano. A vontade de voltar a acelerar é grande, ainda mais começando em casa, no autódromo de Curitiba. Vou aproveitar para curtir bastante essa pista, que ao que consta vai acabar
LICO KAESEMODEL, 5º colocado em 2015 e piloto do #63 da classe Cup