O grid da Truck

CASCAVEL – Depois do evento que abriu a temporada dos campeonatos da Stock Car, do Mercedes-Benz Challenge e do Brasileiro de Turismo em Curitiba, a semana começa sob a expectativa do início de disputas em mais duas competições do alto escalação do nosso automobilismo. Também em Curitiba, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil vai abrir sua 12ª temporada, com corridas nas categorias Cup e Challenge, como sempre. Na gaúcha Santa Cruz do Sul, é a Fórmula Truck que dará largada à 22ª temporada de sua existência.

No caso da Truck, são 20, por ora, os caminhões confirmados no grid gaúcho. O post original citava 18 pilotos (atualizações lá ao fim do post). Djalma Fogaça, que chegou a confirmar em suas redes sociais participação na temporada, afirmou há pouco que não corre em 2016 (ainda acho que vai mudar de ideia) e confirmou que seu caminhão está à disposição de eventuais interessados. A equipe embarca para o Sul levando apenas o caminhão de Geraldo Piquet, que volta à categoria depois de um ano sabático. Já Pedro Muffato, que em dezembro completará 50 anos de atuação no automobilismo, fará sua estreia na temporada apenas na segunda etapa, dia 10 de abril em Curitiba, já com a incorporação de toda a instalação eletrônica.

TRUCK - SARGO

Ricardo Sargo, que desde criança sonhava ser piloto da Truck, estreia com o mesmo caminhão com que fez seu primeiro teste no dia em que completou 21 anos

Outra estreia é a de Ricardo Sargo. Em novembro, no dia em que completou 21 anos, ele teve em Cascavel a primeira oportunidade de testar um caminhão da Truck – o mesmo Volvo com que vai correr pela ABF Racing. Sargo, apesar da pouca idade, tem histórico considerável no automobilismo. Já conquistou dois títulos no acirrado Paulista de Marcas & Pilotos, um na categoria Novatos e outro na Light.

Sargo configura um caso raro de piloto que iniciou no kart, ainda moleque, tendo firme na cabeça o objetivo de ser piloto da Truck, embora já tenha passado também pelo Trofeo Linea e pela Copa Petrobras de Marcas. Conseguiu sua meta bem cedo, considerando que 21 anos é a idade mínima exigida para competir na Fórmula Truck. Quando largar para a corrida de domingo em Santa Cruz do Sul terá 21 anos, quatro meses e quatro dias de vida. Não dá para afirmar, eu teria de fazer uma boa pesquisa a respeito, capricho vetado pela agenda cheia de hoje, mas tem tudo para ser o mais jovem piloto a ter participado de uma corrida da categoria.

São 19, como já disse, os pilotos que vão competir na etapa de Santa Cruz do Sul. A lista segue abaixo. Eu, por conta da já citada abertura de temporada do Porsche GT3 Cup em Curitiba, só poderei estar com a rapaziada da Truck no domingo cedo. É um evento que faço questão de acompanhar de perto, esse que dá largada ao campeonato de 2016.

1 – Leandro Totti (PR/Volvo), Clay Truck Racing

3 – Geraldo Piquet (DF/Ford), DF Racing Fans

4 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições

6 – Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz

7 – Débora Rodrigues (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições

8 – Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições

15 – Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport

21 – Raijan Mascarello (MT/Mercedes-Benz), ABF Racing Team

33 – Gustavo Magnabosco (SC/Mercedes-Benz), ABF Racing Team

35 – David Muffato (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições

44 – Joel Mendes Júnior (SC/Ford), Fábio Fogaça Motorsport

55 – Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz

77 – André Marques (SP/MAN), RM Competições

80 – Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Truck Racing

81 – Ricardo Sargo (SP/Volvo), ABF Racing

83 – Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições/Clay Truck Racing

88 – Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports

99 – Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports

333 – Alex Fabiano (SP/Volvo), ABF/Azulim Indy Truck Racing

TRUCK - MASCARELLO

Depois de três temporadas competindo com caminhões Ford, Raijan Mascarello passa a pilotar um Mercedes-Benz. O número também muda: depois do 71 e do 515, ele adota o 21.

 

(ATUALIZANDO EM 8 DE MARÇO, À 0H01)

O post original citava 18 pilotos no grid. Foi antes de eu saber da estreia de Joel Mendes Júnior, catarinense que disputava a Fórmula 1600 paulista e que vai pilotar o Ford da equipe de Fabinho Fogaça.

(ATUALIZANDO DE NOVO EM 9 DE MARÇO, ÀS 15h37)

Mais uma estreia confirmada na Fórmula Truck: Felipe Tozzo, também catarinense, que no ano passado atuou na Copa Petrobras de Marcas. Por ora ele tem participação confirmada apenas na corrida de domingo em Santa Cruz do Sul, com o Iveco da Dakarmotors, substituindo o paranaense Jaidson Zini na equipe chefiada por Carlos Assis, o “Paraguai”. A primeira experiência com a categoria será decisiva para que Felipe defina pela permanência na Truck ou pelo retorno aos carros de turismo. Assim, a temporada começa com três estreias – Sargo, Mendes Jr. e Tozzo. E a F-Truck chega ao total histórico de 107 pilotos tendo disputado pelo menos uma corrida desde o primeiro campeonato oficial, em 1996.

TRUCK - TOZZO

Vindo da GT Brasil, da Stock Car e da Copa Petrobras de Marcas, o catarinense Felipe Tozzo, aqui com o filho Felipinho, é o terceiro estreante confirmado no grid da etapa gaúcha da Fórmula Truck

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo