A Porsche Império GT3 Cup volta neste fim de semana a Interlagos, a pista da primeira prova da história da categoria em 2005 e corrida de casa para a maioria dos pilotos do grid. Serão 43 carros em ação pelas classes Cup e Challenge. Além dos grids cheios, a primeira passagem dos carros de corrida mais produzidos no planeta pela capital paulista terá programação recheada na sexta-feira e sábado: serão quatro corridas de Porsche e outras duas da F-3.
Os carros que mais vão acelerar são os 24 da classe Cup. Eles têm previstas três corridas de 25 minutos mais uma volta –normalmente, nas etapas de sprint, são realizadas duas baterias com os carros da geração “991”.
A corrida extra corresponde à reposição da segunda prova da etapa de abertura do campeonato, em Curitiba. Na ocasião, os carros alinharam para o grid e realizaram duas voltas atrás do safety-car, ambas sob intensa chuva. A prova então foi interrompida e, por força do regulamento, foram atribuídos apenas 50% dos pontos em jogo –a vitória coube a Marcel Visconde, que somou 10 tentos.
Como o regulamento permite também a realização de corridas extras, em comum acordo com os pilotos e referendado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), a etapa 2 terá uma prova e uma tomada de tempo adicionais, já nesta sexta-feira.
Com os resultados da jornada de Curitiba, apenas cinco pontos separam os cinco primeiros colocados no campeonato. Disputando sua primeira temporada completa na categoria, Rodrigo Baptista lidera com 26. Ele é seguido por Miguel Paludo (24,5), Lico Kaesemodel (23), JP Mauro (22) e Ricardo Baptista (21).
Na classe Challenge a liderança também está nas mãos de um competidor que venceu corrida em 2016 e faz neste ano sua primeira temporada completa, o gaúcho Marçal Müller. Vencedor do Momento Shell V-Power graças a uma ultrapassagem por fora na curva da vitória em Curitiba a metros da bandeirada quadriculada, Rodrigo Mello é o vice-líder. Eloi Khouri, Ronaldo Kastropil e o ítalo-panamenho Marcus Vario completam o top5.
Nesta sexta-feira estão programados os treinos livres, os classificatórios e a primeira das três provas da classe Cup –para esta corrida extra, o quali será realizado em sessão única, enquanto a tomada de tempo para a primeira prova de sábado terá Q1 e Q2 , com os dez mais velozes da primeira parte voltando à pista para disputar a pole.
Todas as atividades oficiais de pista serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Porsche Império GT3 Cup no Youtube e pelo portal Grande Prêmio.
O que eles pensam:
“Acho que vai ser a etapa com mais atividades no ano e vai ser bem puxado por conta das três corridas. Do ponto de vista físico, acho que vai exigir mais dos pilotos, ainda mais na sexta, por ter um treino oficial, duas classificações e a primeira corrida. Vai cansar bastante fisicamente e mentalmente também. Mas eu acho que nao podemos reclamar: se escolhemos correr, quanto mais corridas e mais treinos, melhor”
Rodrigo Baptista
“Vai ser um fim de semana atípico, com corrida já na sexta-feira. Mas acho que vai ser superlegal, porque corrida é o que mais a gente quer: quanto mais melhor. É um momento único para a categoria correr três vezes. Quanto ao preparo físico estou muito contente, acho que na minha melhor forma e não devo sentir desgaste”
Miguel Paludo
“A expectativa está bem alta para a etapa. Teremos três provas em Interlagos, é uma pista que eu gosto e onde obtive bons resultados. Estamos em terceiro na classificação geral e espero melhorar. A sexta-feira será um dia mais cheio, mas acho que não afeta tanto do ponto de vista físico. Depois que fizemos as corridas de endurance, a sensação é que as etapas de sprint são ‘curtas’. Claro que vamos chegar ao fim do dia cansados, mas não acho que o esforço adicional atrapalhe o rendimento do piloto”
Lico Kaesedemodel
“Essa etapa sem dúvida será a mais importante do campeonato de sprint, pois com três corridas será a que terá mais peso no fim do ano. Em primeiro lugar, o fato de fazer três corridas vai ser muito divertido, muito embora tenha o lado do desgaste físico. A sexta-feira vai ser mais puxada, com a corrida depois dos treinos que normalmente nós fazemos em toda etapa. Outro ponto que podemos acabar sentindo é na visibilidade, podemos acabar tendo que trabalhar com outras referências na sexta-feira em relação ao sábado, quando o sol vai estar em posição diferente”
JP Mauro
Interlagos 1 – Cronograma:
Sexta-feira, 6 de maio
10h30 – 11h15 – Treino livre 1 – Cup
11h25 – 12h10 – Treino livre 1 – Challenge
12h20 – Briefing – Cup e Challenge
13h50 – 14h05 – Quali Corrida 1 – Cup
14h15 – 14h30 – Quali Corrida 2 – Cup
14h40 – 14h50 – Quali Corrida 2 Top10 – Cup
15h10 – 15h25 – Quali – Challenge
15h35 – 15h45 – Quali Top10 – Challenge
16h25 – 17h05 – Corrida 1 – Cup
Sábado, 7 de maio
10h – 10h40 – Corrida 2 – Cup
11h – 11h40 – Corrida – Challenge
12h30 – 13h10 – Corrida 3 – Cup
14h30 – 15h30 – Porsche Experience